Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI oferece nova graduação: Bacharelado em Ciência Política

UFPI oferece nova graduação: Bacharelado em Ciência Política

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) oferece um novo curso de graduação em 2012, é o Bacharelado em Ciência Política. Estão sendo ofertadas 40 vagas no Sisu para o primeiro semestre. A graduação funcionará no turno da noite no Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), no Campus Petrônio Portella, em Teresina.

A instituição já oferece mestrado na área desde 2008. O objetivo é criar uma relação da graduação com o mestrado, fornecer mão-de-obra qualificada e atender a demanda do mercado. "A Graduação em Ciencia Política tem grande importância para o Nordeste. A UFPI será a segunda Universidade Federal da região a ter esse curso, que ajudará a suprir a necessidade do mercado no Piauí e nos estados próximos, o que é bom para o Nordeste" afirma o professor Dr. Cléber de Deus.

Com duração mínima de quatro anos, o curso compreende diferentes disciplinas das ciências humanas, como geografia, história, antropologia e filosofia. Além de afinidade com essas matérias, os interessados em ingressar na graduação também precisam ter disposição e interesse na leitura.

Os cientistas políticos podem trabalhar em empresas e instituições como, igrejas, sindicatos, ONGs, ou quaisquer outras organizações com estruturas e sistemas de ação que se assemelhem, em complexidade, a um governo. A ciência política utiliza técnicas e métodos que podem envolver tanto fontes primárias (registros oficiais e documentos históricos) quanto secundárias (análise estatística, pesquisas, artigos acadêmicos e estudos de casos).

O que estuda

A Ciência Política estuda os sistemas políticos, suas organizações e processos, envolvendo o estudo da estrutura e dos processos políticos do governo. Reúnem atividades de observação, crítica, descrição, comparação, sistematização e de elucidação dos acontecimentos políticos.

O curso compreende diferentes áreas, tais como a teoria e a filosofia políticas, os sistemas políticos, análise de relações exteriores, antropologia, formação econômica do Brasil, estudos de administração pública e governo, economia política, geopolítica, geografia política, relações internacionais, análise de políticas públicas, teoria da democracia, sociologia, política externa brasileira, política comparada, política e direito internacionais, direito público, processo legislativo, dentre outras.

Atuação

Cientistas políticos estudam a distribuição e troca de poder nos processos sociais. Avaliam o êxito de políticas específicas e de um governo, observando diversos elementos como justiça, estabilidade e riqueza material. Desenvolvem teses positivas (analisando as políticas) e teses normativas (fazendo recomendações específicas).

Suas teorias são utilizadas como base para a atuação de outros profissionais, como políticos, jornalistas e até o eleitorado. Podem exercer a função de assessor de políticos, trabalhar com pesquisa, consultoria em empresas públicas e privadas, marketing político, analista e organizador de estratégias políticas, ou até mesmo se candidatarem a cargos políticos.

Fonte: http://www.algosobre.com.br/guia-de-profissoes/ciencias-politicas.html