Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > IV Seminário Regional de Educação Ambiental e Escolas Sustentáveis acontece em junho

semeares20180525170521

O Seminário Regional de Educação Ambiental e Escolas Sustentáveis (Semeares) realizará sua IV edição entre os dias 06 e 09 de junho no Colégio Técnico de Teresina (CTT). A gestão dos recursos hídricos será a principal pauta do encontro, uma vez que no dia a dia das universidades, de empresas, dos governos e das pessoas, todos estão preocupados com a qualidade da água e a sua permanência para as próximas gerações. No estado do Piauí, o Seminário Regional de Educação Ambiental e Escolas Sustentáveis (Semeares),pretende conectar nesta edição os conhecimentos e experiências a respeito da gestão dos recursos hídricos a partir do tema “ Água: Consumo Sustentável”.

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), o Instituto Federal do Piauí (IFPI) e a Secretaria de Estado da Educação (SEDUC - PI) são parceiras para a realização do maior evento de temática ambiental do Estado do Piauí. Desde o ano de 2017, a parceria levanta discussões de interesse público que permeiam questões do meio ambiente e a qualidade sustentável da vida das pessoas. Todas as palestras, grupos de debates e exposições serão abertas ao público.

A realização do seminário estimula as escolas e a comunidade a participarem de projetos que promovem a educação ambiental para sustentabilidade e a diversidade, uma vez que o evento é a culminância do projeto de extensão "Educação Ambiental Escolas Sustentáveis e com Vida", realizado em escolas de cinco municípios piauienses, onde os estudantes desenvolvem propostas práticas com o intuito de modificar a qualidade de vida das suas comunidades.

Sua primeira edição aconteceu em 2015, com mais de 450 participantes, que ampliaram seus conhecimentos sobre o tema “Educação Ambiental nas Escolas”. De lá para cá, o evento foi consagrado como um importante espaço técnico-científico e o maior encontro na área ambiental realizado no estado do Piauí.

Não é à toa que a temática da água será abordada em 2018, pois ela está entre os recursos mais ameaçados e mais necessários à humanidade. Ecossistemas e o clima do planeta dependem de espaços discussão com esse, é o que argumenta a coordenadora do Seminário, Profa. Dra. Maria Majaci Moura da Silva. “Todas as pessoas devem discutir esse tema, embora não trabalhem numa área que esteja ligada diretamente à questão ambiental, a ‘água’ abrange todas os seres vivos, as pessoas e os animais”, comentou.

semeares 320180525171738A coordenadora do Seminário, Profa. Dra. Maria Majaci

A Declaração de Sustentabilidade, concebida no 8º Fórum Mundial da Água, em março deste ano, considera que as atuais políticas de recursos hídricos não serão suficientes para atingir as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) — pacote que engloba políticas nacionais e atividades de cooperação internacional, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o desenvolvimento sustentável do planeta.

Discussões importantes serão levantadas durante os três dias do evento. Maria Majaci convida a comunidade acadêmica e a comunidade externa a participar e se inscrever no Semeares. “Percebemos que atualmente estamos perdendo a qualidade da agua, alguns países estão até mesmo sentindo sua falta, então nós do Piauí temos que discutir a qualidade da água e a sua permanência, é uma a questão da própria conscientização” afirmou.

O evento:

O palestrantes são professores da UFPI, IFPI e da Rede Estadual de Educação. Também participarão professores de de outros estados, das Universidades Federais do Maranhão e do Ceará, além da Universidade Rural do Pernambuco.

Os interessados em submeter trabalhos cientifícos tem a até o dia 3 de junho.

Mais informações no site: www.ufpi.br/semeares

semeares 220180525171220