Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Curso de Medicina do Campus de Picos desenvolve atividade sobre a relação médico/paciente e as questões da sexualidade

A disciplina Bases dos Processos Psicossociais no Curso de Medicina do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros – CSHNB, ministrada pelo Prof. Me. Renato Mendes desenvolveu atividade no dia 24 de Maio, com alunos representantes do Movimento LGBT Livres, do campus de Picos.

“A proposta da disciplina é promover uma discussão saudável sobre as questões diversas. Nesse módulo da disciplina abordamos o tema Sexualidade e a relação médico/paciente no contexto geral, junto com os estudantes de Medicina do 4º Bloco e os alunos do Movimento LGBT Livres, alunos esses de diversos cursos do campus ( História,Pedagogia, Administração, dentre outros) e de instituição privada da cidade de Picos. No decorrer da disciplina temos vários encontros, debates, palestras e atividades que são propostas como metodologias ativas para dinamizar o aprendizado dos alunos. Conseguimos, com isso, durante o bate-papo dialogar sobre as questões mais pertinentes sobre a sexualidade e, principalmente, abrimos uma discussão maior para que a comunidade pudesse sugerir melhores estratégias para a boa relação médico/paciente”, pontua o Prof. Renato Mendes.

Sem título.png

Professor Renato Mendes com todos os alunos, após o bate papo

Em conversa com o representante do Movimento na LGBT Livres, Vinna Cruzz, estudante do 7º Bloco de Pedagogia, o mesmo afirma que “é extremamente interessante a abertura para um bate-papo por parte dos estudantes de outros cursos, pois promove troca de experiências de vida, principalmente como forma de desconstruir alguns pensamentos equivocados em relação ao público LGBT". Em relação às relações inter-cursos, e se referindo ao curso de Medicina, Vinna Cruzz entende como uma abertura muito significativa tanto para os alunos como para a população LGBT que precisa de um atendimento mais humanizado no serviço de saúde pública e, que começando na academia, já é um grande avanço”.

Os alunos consideraram positiva a participação e o debate ativo por parte de todos. Vale ressaltar que, segundo Vinna Cruzz os cursos de Pedagogia, Nutrição e História sempre promovem discussões e agora também o curso de Medicina se propõe a fomentar e auxiliar na formação acadêmica, pensando na qualificação e humanização dos serviços de saúde, na qualidade e, principalmente, melhoria das relações sociais durante a formação acadêmica de todos os estudantes.

Os alunos do Movimento LGBT Livres, do campus de Picos, aproveitaram a oportunidade de discussão para divulgar o evento G de GÊNERO – Um debate sobre educação, sexualidade e violência, que será realizado no campus Senador Helvídio Nunes de Barros, UFPI - Picos.

Sem título320180525092558