Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Cuidado humanizado é eixo estrutural da 3ª Semana de Enfermagem da UFPI
Início do conteúdo da página

Cuidado humanizado é eixo estrutural da 3ª Semana de Enfermagem da UFPI

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

semanadeenfermagem-7.jpg

Cuidado humano. Essa é uma das premissas na qual se estrutura uma das profissões mais antigas da humanidade, a Enfermagem, campo que prepara indivíduos por meio de conhecimentos e competências científicas, técnicas e humanas para praticar cuidados a pessoas em diversas intervenções de saúde. Entrelaçado a esse senso humano e nutrido de conhecimento cientifico, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) e o Curso de Enfermagem, realizam a Semana de Enfermagem da UFPI, que aborda “A centralidade da enfermagem nas dimensões do cuidar”.

As atividades da Semana de Enfermagem da UFPI iniciaram nessa quinta-feira (17), com a ministração de minicursos, e segue sua programação até o dia 19, com palestras, conferências, apresentação de trabalhos científicos, mesas-redondas e discussões em torno do cuidado humano. O evento proporciona a discussão e a reflexão da prática da Enfermagem, enfatizando a divulgação de práticas do cuidado nos mais diversos espaços de atuação da equipe de enfermagem. 

A 3ª Semana de Enfermagem UFPI ocorre em paralelo com a 79ª Semana Brasileira de Enfermagem, para homenagear a esta classe, estiveram presentes na abertura do evento da UFPI, o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes; a coordenadora do evento, Profa. Dra. Patrícia Mª Gomes; a Chefe do Departamento de Enfermagem, Profa. Dra. Telma Maria Evangelista; a representante da Pós-Graduação em Enfermagem UFPI, Profa. Dra. Rosilane de Lima; a vice-presidente da Associação Brasileira De Enfermagem Seção Piauí (ABEn-PI), Profa. Dra. Flávia Dayana Ribeiro; a Presidenta do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren/PI), Profa. Ma. Tatiane Maria Melo; a representante discente de Enfermagem UFPI, Stefany da Silva, assim como estudantes de graduação, pós-graduação, e professores.

semanadeenfermagem-6.jpg

Reitor da UFPI e a composição da mesa com autoridades presentes

O Reitor da UFPI reconhece a importância do papel do profissional da saúde, com ênfase no profissional da Enfermagem. “Eu,enquanto farmacêutico, sei a importância do papel dos profissionais da saúde. O enfermeiro consegue reunir o amor, a arte e a ciência do cuidado da pessoa humana para proporcionar bem-estar e melhor qualidade de vida para aqueles que estão sobre seus cuidados. O Serviço de Enfermagem é àabase da saúde no Brasil e em qualquer lugar do mundo,” afirmou.

A importância da reflexão da atuação do fazer enfermagem, do cuidar, é de extrema relevância para o campo de formação desses profissionais. A Coordenadora do evento, Profa. Dra. Patrícia Mª Gomes levanta este ponto. “A enfermagem é um contrato diário com paciente, que exige de nós que somos profissionais do cuidado, que exercemos este cuidado na nossa prática”, afirma. O evento é um momento para discussão e reflexão cientifica para formação de futuros enfermeiros.

semanadeenfermagem.jpg

Coordenadora do evento, Profa. Dra. Patrícia Mª Gomes

A formação do enfermeiro vai além de técnicas e conhecimento cientifico, ela envolve a dedicação e atenção efetiva do profissional, a Chefe do Departamento de Enfermagem, Profa. Dra. Telma Maria Evangelista, comenta que a formação humana é ensinada pelo corpo docente de Enfermagem da UFPI. “Enfermeiros são profissionais do cuidado, o cuidar possui muitas demissões, e nós professores tentamos passar para vocês, que o cuidar envolve amor, assistência, a pesquisa, administração do cuidado. Nós não vamos cuidar apenas com habilidades técnicas e conhecimento, precisamos de um atendimento humanizado, pois lidamos com o processo de vida”, declarou.

semanadeenfermagem-4.jpg

Chefe do Departamento de Enfermagem, Profa. Dra. Telma Maria Evangelista

O campo da pesquisa cientifica é de suma importância para preparação de enfermeiros em sua atuação, a UFPI na Pós-Graduação em Enfermagem desenvolve uma linha de pesquisa com pessoas em vulnerabilidade que moram nas ruas. A representante da Pós-Graduação, Profa. Dra. Rosilane de Lima, fala do papel da pesquisa na formação dos profissionais da Enfermagem. “Ressalto a importância de saber trabalhar em equipe, para que mestrandos e graduandos possam se articular para a produção cientifica com outros pesquisadores e assim todos nós cresceremos. É preciso participarmos cada vez mais em eventos científicos, locais, nacionais e internacionais, para que tenhamos um currículo mais competitivo em nossa profissão”, apontou.

semanadeenfermagem-3.jpg

Representante da Pós-Graduação, Profa. Dra. Rosilane de Lima

A UFPI é um berçário o qual prepara enfermeiros para atuarem no Piauí. A presidenta do Coren/PI, Profa. Ma. Tatiane Maria Melo, fala com orgulho de 15 anos atrás ter se graduado em Enfermagem pela UFPI, na maior turma de Enfermagem da Instituição, com 63 formandos. Ela externa ser filha da casa, pois fez a graduação, o mestrado e que pretende fazer o doutorado na UFPI também. “Os 63 alunos que saíram desta universidade, todos estão concursados, e a maioria em dois concursos públicos. Aqui venho ter meu momento de gratidão a esta instituição pela formação, que para mim é uma das melhores formações que temos no Brasil. Nós que estamos nos bancos da UFPI, temos muito que valorizar. Fiz minha graduação, pós-graduação, pois sou enfermeira obstetra pela UFPI e pretendo fazer meu doutorado pela Universidade Federal do Piauí”, revela.

WhatsApp Image 2018-05-18 at 12.26.08.jpeg

Presidenta do Coren/PI, Profa. Ma. Tatiane Maria Melo

A representante do corpo discente de Enfermagem, Stefany da Silva, agradece a todos os envolvidos na formulação da 3ª Semanada de Enfermagem da UFPI em especial a coordenadora do evento. Ela comenta sobre o aprendizado de sala de aula que pretende levar para sua vida profissional. “Nós temos que ser alunos, e para sermos profissionais competentes não basta termos apenas conhecimento e habilidades técnicas, precisamos ter a atitude do querer fazer, querer agir, querer mudar, isso que nos torna profissionais competentes”, declarou.

semanadeenfermagem-2.jpg

Representante discente de Enfermagem, Stefany da Silva

 

Fim do conteúdo da página