Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > HU-UFPI realiza 6ª Semana de Enfermagem

HU-UFPI realiza 6ª Semana de Enfermagem

WhatsApp Image 2018 05 17 at 14.47.3220180517171731

O evento conta com minicursos, palestras, mesas-redondas, atividades culturais, homenagens a profissionais, além da 3ª Mostra Científica de Experiências Exitosas em Enfermagem

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realiza, de 12 a 18 de maio, sua 6ª Semana de Enfermagem, sob o tema A Centralidade da Enfermagem nas Dimensões do Cuidar. O evento teve início no sábado (12), com uma Missa de Ação de Graças, e foi retomado nesta quarta (16), com minicursos, palestras, mesas-redondas, atividades culturais, homenagens a profissionais, além da 3ª Mostra Científica de Experiências Exitosas em Enfermagem, que acontece dentro da Semana.

WhatsApp Image 2018 05 17 at 14.49.05 120180517172022

Nesta quinta (17), houve a solenidade oficial de abertura. “Muitos dos que aqui estão, abandonam seus lares, para estarem nos plantões, para cuidar do próximo e buscam dar o seu melhor”, lembrou a Chefe da Divisão de Enfermagem do Hospital, Samila Ribeiro, presente na mesa de abertura. “Os profissionais de enfermagem cumprem um papel que vai além do exercício profissional, que é o amor pelas pessoas, em seus fazeres profissionais”, frisou Rachel Castro, Superintendente em exercício. “O HU-UFPI é modelo para Brasil e o é por causa dos profissionais que aqui trabalham e mais da metade, são da enfermagem”, finalizou José de Arimatéia Lopes, Reitor da UFPI.

WhatsApp Image 2018 05 17 at 16.26.2320180517172202

A 6ª Semana de Enfermagem do HU-UFPI está inserida na Semana Brasileira de Enfermagem, promovida pela Associação Brasileira de Enfermagem (Aben) e que ocorre desde 1940. O evento do HU-UFPI é realizado pela Divisão de Enfermagem do Hospital e tem o apoio da Aben/PI e do Coren/PI.  “A Semana de Enfermagem é alinhada à missão do HU-UFPI, de assistência e de fomento à formação de recursos humanos, por meio de ensino, pesquisa e extensão”, informa a enfermeira Sheyla Gomes, da Comissão Organizadora.

WhatsApp Image 2018 05 17 at 16.28.3420180517172604

Estavam presentes, na mesa de abertura:O Reitor da UFPI  Professor Dr  José de Arimatéia Lopes ,Zélia Madeira, Gerente de Atenção à Saúde do HU-UFPI; Patrícia Gomes, Chefe do Departamento de Enfermagem da UFPI; Tatiana Melo, Coordenadora do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren/PI); Flávia Ribeiro, vice-presidente da Associação Brasileira de Enfermagem (Aben/PI).

Sobre a Ebserh

Desde abril de 2013, o HU-UFPI é filiado à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação que atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.