Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Professora do curso de História da UFPI vence II Edição do Prêmio Kátia Mattoso de História da Bahia

A historiadora Érica Lôpo de Araújo, professora do curso de Licenciatura em História, do Campus de Picos da Universidade Federal do Piauí (UFPI), foi a vencedora da II Edição do Prêmio Kátia Mattoso de História da Bahia na modalidade tese de doutorado. A pesquisa intitulada “Práticas políticas e governação no Império Português: o caso de D. Vasco de Mascarenhas (1626-1678)”, defendida junto à Universidade Federal do Rio de Janeiro no ano de 2016, será transformada em livro e publicada juntamente à Editora Universitária da UFBA como prêmio.

Prêmio Katia Mattoso

O Prêmio Kátia Mattoso foi instituído em 2011 com a finalidade de publicar, em livro, dissertações de mestrado e teses de doutorado sobre História da Bahia. A comissão de seleção das obras foi composta por doutores em história de universidades brasileiras. Critérios como originalidade, erudição bibliográfica, rigor metodológico, esforço de pesquisa e criatividade narrativa foram avaliados. “O Prêmio é uma forma de homenageá-la e incentivar os pesquisadores que estudam a história do nosso estado, contemplando a publicação dos seus trabalhos”.

Sobre Kátia Mattoso

Cientista política e historiadora nascida na Grécia, Kátia Mattoso recebeu o título de Doutora Honoris Causa pela Universidade Federal da Bahia em reconhecimento à sua contribuição aos estudos relacionados à história da Bahia. Sua atuação acadêmica foi responsável pela criação da cadeira de História do Brasil da Universidade de Paris Sorbonne, da qual foi titular. Especializou-se em história econômica e social da Bahia, e história social da escravidão no Brasil, tendo produzido obras fundamentais como: ‘Ser Escravo no Brasil’ (Brasiliense, 1982) e ‘Bahia Século XIX – Uma Província no Império’ (Nova Fronteira, 1992), entre outras.