Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Professora do curso de História da UFPI vence II Edição do Prêmio Kátia Mattoso de História da Bahia
Início do conteúdo da página

Professora do curso de História da UFPI vence II Edição do Prêmio Kátia Mattoso de História da Bahia

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

A historiadora Érica Lôpo de Araújo, professora do curso de Licenciatura em História, do Campus de Picos da Universidade Federal do Piauí (UFPI), foi a vencedora da II Edição do Prêmio Kátia Mattoso de História da Bahia na modalidade tese de doutorado. A pesquisa intitulada “Práticas políticas e governação no Império Português: o caso de D. Vasco de Mascarenhas (1626-1678)”, defendida junto à Universidade Federal do Rio de Janeiro no ano de 2016, será transformada em livro e publicada juntamente à Editora Universitária da UFBA como prêmio.

Prêmio Katia Mattoso

O Prêmio Kátia Mattoso foi instituído em 2011 com a finalidade de publicar, em livro, dissertações de mestrado e teses de doutorado sobre História da Bahia. A comissão de seleção das obras foi composta por doutores em história de universidades brasileiras. Critérios como originalidade, erudição bibliográfica, rigor metodológico, esforço de pesquisa e criatividade narrativa foram avaliados. “O Prêmio é uma forma de homenageá-la e incentivar os pesquisadores que estudam a história do nosso estado, contemplando a publicação dos seus trabalhos”.

Sobre Kátia Mattoso

Cientista política e historiadora nascida na Grécia, Kátia Mattoso recebeu o título de Doutora Honoris Causa pela Universidade Federal da Bahia em reconhecimento à sua contribuição aos estudos relacionados à história da Bahia. Sua atuação acadêmica foi responsável pela criação da cadeira de História do Brasil da Universidade de Paris Sorbonne, da qual foi titular. Especializou-se em história econômica e social da Bahia, e história social da escravidão no Brasil, tendo produzido obras fundamentais como: ‘Ser Escravo no Brasil’ (Brasiliense, 1982) e ‘Bahia Século XIX – Uma Província no Império’ (Nova Fronteira, 1992), entre outras.

Fim do conteúdo da página