Aconteceu nesta sexta-feira (01), às 9h da manhã, a solenidade de posse dos novos pró-reitores que integram a equipe de trabalho da gestão do atual Reitor, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes. A cerimônia realizada no Cine Teatro da UFPI foi marcada pela posse do novo Prefeito Universitário e de dois Superintendentes, sendo prestigiada por professores, técnicos administrativos, alunos e familiares dos empossados.
Como Pró-Reitora de Administração, assume a técnica administrativa Jovita Maria Terto Madeira Nunes, e o professor aposentado, Edilberto Duarte Lopes, é o Pró-Reitor de Planejamento e Orçamento. A professora Cristiane Batista Bezerra Torres assume a Pró-Reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários. Já na Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, tomou posse a professora Maria do Socorro Leal Lopes, e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação fica sob o comando do professor Pedro Vilarinho Castelo Branco. Estava presente na solenidade a professora Mônica Arrivabene que deve tomar posse em breve como Pró-reitora de Extensão.
Como Prefeito Universitário, foi empossado o engenheiro José Alves de Mendonça Filho. A Superintendência de Recursos Humanos fica a cargo do professor Lauro Oliveira Viana, e a professora Jacqueline Lima Dourado integra a equipe como Superintendente de Comunicação da UFPI. O professor Ricardo Alaggio tomou posse como coordenador da Editora Universitária. Na oportunidade, Carminda Luzia Fonseca, técnica administrativa, foi reconduzida ao cargo de Chefe de Gabinete.
O reitor, professor Arimatéia Lopes, falou que desde a posse, em 20 de novembro de 2012, tem trabalhado com a vice-reitora, professora Nadir Nogueira, no sentido de honrar os compromissos de campanha e de montar a nova equipe de Administração Superior que toma posse.
Reitor Arimatéia Lopes
"Um de nossos compromissos foi a reestruturação do organograma da Administração Superior e hoje estamos dando um passo importante com a criação de duas superintendências: a Superintendência de Comunicação Social, tendo a frente a professora Jacqueline Dourado, e que vai congregar todas as atividades relacionadas a comunicação interna e externa da UFPI; e a Superintendência de Recursos Humanos, sob o comando do professor Lauro Viana", explicou o professor Arimatéia Lopes.
O reitor falou da responsabilidade de assumir a maior instituição pública de ensino superior do Estado e suceder a gestão que promoveu o crescimento em mais de 100% dos indicadores da UFPI, tornando a universidade competitiva e respeitada em todo o território nacional e, atualmente, com significativa inserção internacional.
"Na nossa gestão queremos que toda a equipe prime pela eficiência e que o trato com a comunidade seja baseado no respeito, na pontualidade e na cordialidade. Quero agradecer ainda a todos os pró-reitores que estão deixando seus cargos hoje", finalizou o reitor Arimatéia Lopes.
A professora Socorro Leal, pró-reitora de Ensino de Graduação, disse estar pronta para dar continuidade ao significativo trabalho que a UFPI presta à comunidade na formação de recursos humanos no Estado. "A esta missão, que é confiada pelo Magnífico Reitor, procuraremos responder com muito trabalho e dedicação. Reconhecemos os importantes avanços que esta Instituição experimentou nos últimos oito anos com um notável crescimento na graduação, pós-graduação, extensão universitária e pesquisa científica, na infraestrutura, no ensino a distância, entre tantos outros indicadores relevantes. O bom caminho percorrido serve de parâmetro para que novas ações sejam planejadas e realizadas especialmente na busca da eficiência do ensino, pesquisa e extensão", afirmou a pró-reitora.
Foto oficial com novos empossados
Superintendências
Com o intuito de organizar e agilizar as atividades da UFPI foram criadas as superintendências de Recursos Humanos e Comunicação Social. A Diretoria de Recursos Humanos, que outrora era vinculada à Pró-Reitoria de Administração (PRAD), se tornará uma superintendência de Recursos Humanos passando a estar vinculada à reitoria.
A superintendência de Comunicação Social, além de estar vinculada diretamente à reitoria, terá subordinada à sua atuação quatro coordenadorias, sendo: a Rádio Universitária, Editora da UFPI, a Gráfica Universitária e Assessoria de Comunicação Social. "A criação das superintendências permitirá que os processos sejam avaliados e despachados de forma mais ágil, bem como permitirá, no caso da Superintendência de Comunicação, que um órgão faça um gerenciamento de forma integrada com outros setores", ressalta Edilberto Lopes, pró-reitor de Planejamento.
"Com a superintendência poderemos fiscalizar, apoiar, acompanhar as demandas ligadas à comunicação social como um todo. Nesse caso, a Comunicação não se resume apenas a Assessoria de Comunicação Social, mas congregar todos as unidades que possam contribuir para a comunicação da instituição", comentou a professora Jacqueline Dourado.
Perfis dos novos pró-reitores e superintendentes
Jovita Maria Terto Madeira Nunes - PRAD
A servidora técnica administrativa Jovita Maria Terto Madeira Nunes ingressou na Universidade Federal do Piauí (UFPI) em 1978 como assistente administrativo. Formada em Economia (1981) e em Direito (1991) pela UFPI, possui especializações em Gestão de Pessoas (2000) e Direito do Trabalho e Processos do Trabalho (2003), ambas pela UFPI, e pela Escola Superior de Magistratura do Piauí.
Ocupava desde 1987 o cargo de economista na Coordenadoria de Planos, Programas e Projetos da Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento (PROPLAN), da qual foi Coordenadora no período de março de 2005 a novembro de 2012. Em novembro de 2012 foi nomeada Pró-Reitora da PROPLAN, cargo que ocupou até 31 de janeiro de 2013.
Maria do Socorro Leal Lopes - PREG
Maria do Socorro Leal Lopes tem Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011), Mestrado em Educação (2002) e Licenciatura Plena em Pedagogia (1979) pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Tem especialização em Supervisão Escolar (1984) e Planejamento Educacional (1983) pela UFPI.
Ingressou na UFPI em 1994 como docente no Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE) do Centro de Ciências da Educação (CCE). Foi coordenadora do curso de Pedagogia no período de 1996 a 1998.
Tem experiência na área de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino médio, Educação de Jovens e Adultos e Superior, com ênfase em Ensino e Gestão Pedagógica, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professor: inicial e contínua, currículo, Estágio Curricular e Prática docente.
José Alves de Mendonça Filho - PREUNI
Natural da cidade de Floriano - Piauí, José Alves de Mendonça Filho, formou-se em Engenharia Civil em 1978 na Universidade Federal de Minas Gerais. Possui pós-graduação em Engenharia de Segurança no Trabalho pela Universidade Federal do Piauí. De 1978 a 1980 trabalhou na Secretaria de Obras Públicas do Estado do Piauí, desempenhando as atividades de elaboração de especificações e Orçamentos de Obras, avaliação de imóveis e execução e fiscalização de obras.
De 1980 a 1982 desempenhou a função de Engenheiro Civil na Empresa de Obras Públicas do Estado do Piauí. Ingressou na UFPI em 1982 onde exerceu as funções de chefe da Divisão de Obras (DIPRO) e coordenador de Projetos e Obras da Prefeitura Universitária (PREUNI).
Edilberto Duarte Lopes - PROPLAN
Graduado em Medicina pela Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil (atual UFRJ) - Rio de Janeiro (1969); Especialista em Pediatria pelo Instituto de Pediatria Martagão Gesteira, da Universidade do Brasil (1971) e Instituto Fernandes Figueira - Rio de Janeiro (1972); Administração Hospitalar pela Faculdade São Camilo - São Paulo (1976) e Saúde Pública pela Fundação Osvaldo Cruz - Rio de Janeiro (1982).
Ocupou os cargos de Assessor Especial da Reitoria para Assuntos de Reestruturação da UFPI; Membro da Comissão Organizadora de Concursos Docentes da UFPI; Membro da Comissão de Implantação do curso de Medicina da UFPI no campus de Parnaíba; Representante do Ministério da Educação no Conselho Diretor da FUFPI e Membro da Academia de Letras da Confederação Valenciana.
Atuou como Pró-Reitor de Planejamento da UFPI; Assessor Especial da Reitoria da UFPI; Membro da Comissão de Implantação do HU da UFPI; Superintendente da Superintendência Hospitalar do Estado do Piauí; Secretário Municipal de Saúde de Francinópolis-Piauí; Subsecretário de Saúde do Piauí; Superintendente-Adjunto da Fundação de Saúde do Estado do Piauí; Coordenador de Recursos Humanos da Secretaria de Saúde do Piauí; Diretor do Hospital Getúlio Vargas; Professor do Departamento Materno-Infantil da UFPI e Médico Pediatra da Secretaria de Saúde do Piauí.
Cristiane Batista Bezerra Torres - PRAEC
Possui Graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Piauí (1995), Mestrado em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001), Doutorado em Biologia Celular pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005) e Pós-Doutorado pela Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG (2008).
Atualmente é professora efetiva da Universidade Federal do Piauí desde 2006. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Histologia e Embriologia, atuando principalmente no seguinte tema: estudo dos mecanismos moleculares da odontogênese. Atua como pesquisadora nos grupos de pesquisa em Patobiologia da Diferenciação Celular - UFPI e Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial - UFPI.
Em 2010 ocupou o cargo de Coordenadora de Cursos de Extensão e Estágios Curriculares Não Obrigatórios da Pró-Reitoria de Extensão.
Pedro Vilarinho Castelo Branco - PRPPG
Possui Graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal do Piauí (1992), Mestrado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (1995) e Doutorado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2005). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Piauí, atuando junto ao Programa de Pós-Graduação em História do Brasil, e ao Departamento de Geografia e História.
Exerceu cargo de Diretor do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), durante o quadriênio de 2008-2012 da referida Universidade e é Tutor do Programa de Educação Tutorial em História (PET), desde 2007.
Integra o grupo de pesquisa História, Cultura e Gênero, cuja Linha de Pesquisa se enquadra em História, Família e Gênero; e História e Catolicismo no século XIX. Além do GT Nacional de História Cultural. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República, atuando principalmente nos seguintes temas: identidade, cidade, escrita, literatura, gênero, condição feminina e educação.
Lauro Oliveira Viana - Superintendente de Recursos Humanos
Lauro Oliveira Viana é graduado em Processamento de Dados pela Associação de Ensino Superior do Piauí (1997) e Administração pela Universidade Estadual do Piauí (2001). Tem especialização em Marketing pela UFPI (2001) e mestrado em Administração (2009) pela Universidade de Fortaleza.
De 1997 a 2000, Lauro foi analista de Sistemas do Instituto de Radiologia do Piauí. No ano 2000 trabalhou na área de Logística do Grupo Riachuelo. De 2002 a 2009 ministrou aulas em faculdades particulares em Teresina.
Lauro Viana foi coordenador do Curso de Especialização em Administração Pública Municipal da UFPI nos anos de 2010 e 2011. Em 2012 passou a exercer o cargo de chefe da Divisão de Gestão de Pessoas do Hospital Universitário e diretor de Recursos Humanos da UFPI.
Jacqueline Lima Dourado - Superintendente de Comunicação
Possui Graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Piauí - UFPI (1989), Especialização em Teorias da Comunicação e da Imagem pela Universidade Federal do Ceará - UFC (1996), Mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2000) e Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2009).
Exerce função de Chefe de Departamento do Curso de Comunicação Social. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Comunicação, Jornalismo, Economia Política da Comunicação, Economia Política da Comunicação, Assessoria de Imprensa, Publicidade, Marketing e Propaganda.
É professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação e coordena atualmente o Grupo de Pesquisa em Comunicação Economia Política e Diversidade - COMUM. É pesquisadora da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM).
Carminda Luzia da Fonseca Reis Silva - Chefe de Gabinete
Possui graduação em Administração de Empresa pela Faculdade Adelmar Rosado e em Marketing Empresarial pela Universidade Estadual do Piauí (2005), Especialização em Gestão Pública. É membro titular do Conselho Diretor da Universidade Federal do Piauí e membro deliberativo SEBRAE- Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Empresas do Piauí.
Atualmente exerce o cargo de Chefe de Gabinete do Reitor da UFPI. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Sociais Aplicada.
Ricardo Alaggio Ribeiro - Editora Universitária
Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Piauí (1982), graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Piauí (1982), mestrado em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e doutorado em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Piauí.
Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Relações Internacionais, Bilaterais e Multilaterais; estudos sobre a defesa nacional e economia política internacional, atuando principalmente nos seguintes temas: distribuição de renda, relações econômicas internacionais, indicadores socioeconômicos, teoria política e história do desenvolvimento econômico.
Veja mais fotos da cerimônia:
Solenidade foi prestigiada pela comunidade universitária
Reitor entrega Ato com a nomeação de José Alves de Mendonça Filho, Prefeito Universitário
Carminda Fonseca, Chefe de Gabinete