Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Portal de Dados Abertos da UFPI está em fase de testes

Portal de Dados Abertos da UFPI está em fase de testes

REUNIAO STI 1020180511121954

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) lançará, em breve, o Portal de Dados Abertos, por meio do qual disponibilizará dados referentes às atividades de diversas unidades administrativas da Instituição, e que sejam de interesse da sociedade. Com isso, estas informações estarão disponíveis para uso livre, e poderão ser redistribuídas sem restrição de licenças, patentes ou mecanismos de controle.

REUNIAO STI 4 220180511122044Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes

Em outubro de 2017 o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, por meio de Ato da Reitoria, designou um grupo de servidores para constituírem a Comissão de Elaboração e Publicação dos Planos de Dados Abertos. A comissão é formada por representantes de todas as pró-reitorias, superintendências e da Prefeitura Universitária. “É determinação legal que todas as instituições públicas disponibilizem seus dados para que toda a comunidade tenha acesso. Uma das ações é a implantação do Portal de Dados Abertos. Então, constituímos uma comissão e ela está trabalhando no sentido de termos esse portal o quanto antes. O trabalho está sendo feito de forma célere e, em breve, estaremos atendendo à recomendação legal e disponibilizando para toda a comunidade o Portal de Dados Abertos da UFPI”, informou o Reitor.

REUNIAO STI 620180511122138Superintendente da STI, Prof. Dr. Ricardo de Andrade

A comissão estudou o material sobre a Lei de Acesso à Informação (LAI), implantada em 2012 no Brasil, e a Cartilha para Publicação de Dados Abertos. A partir dessas informações, elaborou o Plano de Dados Abertos, documento que vai orientar a publicização dos dados abertos da UFPI. A Superintendência de Tecnologia da Informação já desenvolveu o Portal, que está em fase de testes. “O Portal já está disponível, já temos algumas informações preliminares usadas em modo de teste que foram conduzidas pela equipe da STI, até como uma forma de proceder com testes para verificar alguma inconsistência, algum problema técnico, de modo que, após essa fase, possa colocar em ambiente de produção. Dessa forma, cada unidade administrativa vai poder fazer uso para inserir dados relativos à pasta”, explicou o Superintendente da STI, Prof. Dr. Ricardo de Andrade.

Na manhã dessa quinta-feira (10), a comissão esteve reunida com o Reitor para discutir o andamento dos trabalhos. A STI apresentou para os demais membros da Comissão a proposta de formato do Portal.

Segundo o Reitor, uma das marcas da atual gestão da UFPI é a transparência nas ações, e o Portal de Dados Abertos vai dar visibilidade a essa forma de trabalho. “Desde que assumimos a Reitoria, temos procurado fazer uma gestão democrática, participativa, ouvindo a comunidade e também procurando que todas as ações sejam executadas da forma mais transparente possível. Às vezes, temos dificuldade técnica para fazer isso, mas com a instalação desse Portal de Dados Abertos, tenho certeza que vamos poder colocar à disposição da comunidade todos os dados que ela deseja conhecer e ter acesso em relação à UFPI”, finalizou o Reitor.