Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > FAPEPI divulga resultado de seleção para bolsas de mestrado e doutorado

FAPEPI divulga resultado de seleção para bolsas de mestrado e doutorado

Nesta terça-feira (29) a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI) divulgou o resultado do Edital 009/2012. O Edital trata da concessão de bolsas para programas de pós-graduação sediados no Piauí. Realizado em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) o programa recebeu propostas entre outubro e dezembro do ano passado para a seleção de bolsistas de mestrado e doutorado. As bolsas começam a ser pagas a partir do mês de março.

Lançado em conjunto com o Edital 08/2012, para a concessão de bolsas para professores que estão fazendo doutorado e são professores de instituições públicas no Estado do Piauí, o Edital 09/2012 é especificamente voltado para conceder bolsas de mestrado e doutorado para os programas de pós-graduação sediados no Piauí. "Todos as propostas foram contempladas a partir das solicitações e dos critérios de prioridade no Edital", explica a diretora técnico-científica da FAPEPI, Francisca Lúcia de Lima. Foram selecionadas duas propostas de programas de doutorado e 27 propostas de programas de pós-graduação em nível de mestrado.

"O primeiro critério era o tempo de funcionamento do curso, seguido da lista de prioridades do governo do Estado em cada área e posteriormente as solicitações em cada processo", destaca Francisca Lúcia de Lima acrescentando ainda que as notas de cada curso junto a CAPES foram consideradas também para a concessão das bolsas. Os recursos para as bolsas são oriundos da CAPES e do governo do Estado através de contrapartidas. Ao todo estão reservados para investimentos em bolsas para mestrandos e doutorandos R$ 14 milhões a serem pagos em 24 meses, para bolsas de mestrado, e 48 meses para bolsas de doutorado.

Os cursos com maior número de contemplados vão contar com 7 bolsas em média. As bolsas estão voltadas principalmente para a formação de recursos humanos qualificados, com ênfase em áreas de interesse estratégico para o desenvolvimento do Estado, bem como na consolidação de cursos novos e na interiorização das atividades de pesquisa. "São bolsas voltadas para o curso e não para os alunos. Ao concluir o curso a bolsa é remanejada para outros alunos nos critérios de distribuição em que a indicação dos alunos bolsistas é organizada a partir da coordenação do curso.

Veja Resultado

*Fonte: FAPEPI