Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Nova Unidade de Pesquisa da UFPI é inaugurada e visa benefícios para o Estado

Nova Unidade de Pesquisa da UFPI é inaugurada e visa benefícios para o Estado

ENG MATERIAS-17.jpg

Briquetes. Biodiesel. Bioquerosene. Estas biomassas fazem parte de muitas áreas do conhecimento, entre elas as engenharias. A Universidade Federal do Piauí (UFPI) possui muitas pesquisas que envolvem estes processos de biomassas. Hoje, a UFPI inaugura a Unidade Destinada a Produção de Bioquerosene (UDPB), o equipamento desta unidade de pesquisa foi desenvolvido por professores e estudantes de graduação, por meio do Grupo de Estudos Avançados em Processos Industriais do curso de Engenharia de Produção (GEAPI).

ENG MATERIAS-12.jpg

A UDPB está disponível a todos os cursos de engenharia do Centro de Tecnologias (CT) da UFPI. O foco da criação dessa unidade é capacitação de profissionais tanto no desenvolvimento da pesquisa como experiência no manuseio e prática com equipamentos de produção.

ENG MATERIAS-7.jpg

Prof. Dr. Francisco de Tarso

Câmeras aquecedoras, moinhos, tanques aquecedores entre outros equipamentos foram desenvolvidos no GEAPI, isso demostra o potencial dos estudantes e profissionais que integram o Curso de Engenharia de Produção da UFPI. “É um capital intelectual gerado aqui na universidade”, pontuou o Prof. Dr. Francisco de Tarso, integrante do GEAPI.

ENG MATERIAS-13.jpg

Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes visita os novos laboratórios do CT

Prover investimentos em equipamento é necessário para o desenvolvimento dos estudantes como futuros profissionais. O Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, fala deste aspecto que fomenta o ensino. “Promover o espaço para a prática da profissão, para que o estudante saia daqui não apenas com formação teórica, mas também com formação experimental. Parabenizo o Curso de Engenharia de Produção e fico feliz em ver os investimentos que foram obtidos por meio da produção e formação de trabalhos de estudantes e professores”, externou.

Demandas de projetos externos da UFPI chegam a UDPB. Parcerias, com entidades e outras instituições de ensino superior, também, estão sendo veiculadas a nova unidade de pesquisa.  A Secretária Rural e a Universidade Estadual do Piauí estreitam estas parcerias para desenvolvimento de pesquisas.

ENG MATERIAS-33.jpg

Diretora do CT, Profa. Dra. Nícia Formiga

A Diretora do CT, Profa. Dra. Nícia Formiga aponta o serviço à comunidade acadêmica e sociedade. “Os novos laboratórios já iniciarão produções cientificas. São laboratórios que beneficiarão a todos os cursos de Engenharia do CT por serem multidisciplinares. Estamos abertos a pesquisas e parcerias com empresas e com a comunidade acadêmica como um todo”, afirmou.

A Indústria 4.0 ou Quarta Revolução Industrial é Internet das Coisas e Computação é uma expressão voltada para tecnologias para automação e troca de dados e utiliza conceitos de Sistemas ciber-físicos e o Curso de Engenharia de Produção da UFPI visa trazer esta nova tecnologia para o estado. “O curso pretende começar a trabalhar com isso, trazendo para o Piauí automação como nova tecnologia ”, destacou Tarso.

ENG MATERIAS-31.jpg

Coordenador do Curso de Engenharia de Produção, Prof. Dr. Hélio Cavalcanti

A UFPI concorre a um prêmio a nível simulação na América do Sul, por meio dos laboratórios, de Segurança do Trabalho e outro de Engenharia de Métodos do Curso de engenharia de Produção. O Coordenador do Curso, Prof. Dr. Hélio Cavalcanti, fala da importância dos laboratórios para o estudante comunidade acadêmica. “Este laboratórios específicos apenas neste ano, já teve duas publicações internacionais e um artigo qualis A2. Além disso, temos estudos aplicados onde os alunos colocam em prática o que veem na teoria em sala de aula”,  explicou.

A produção de Bioquerosene a partir da obra-prima do coco babaçu, é um dos trabalhos mais relevantes e presentes desenvolvidos na UFPI. Com a nova unidade de pesquisa do CT, as quais podem ser compreendidas como mini unidades industriais, é possível estudar e desenvolver bioprocessos para produção de briquete de babaçu, bioquerosene, biodiesel, etanol. “Fora a questão da pesquisa, por exemplo, Biocombustíveis, nós vamos ser pioneiros no estado”, revelou Tarso.

A automação envolve programação, dimensionamento projetos de máquinas voltadas para o processo industrial. Cooperando com empresas e visando o crescimento do estado, grupos de pesquisas do Curso de engenharia de Produção da UFPI dialogam com empresas que os procuram para contribuir com elas na busca de novas tecnologias. Como o aproveitamento de um resíduo ou para a otimização de um processo.

ENG MATERIAS-5.jpg

ENG MATERIAS-4.jpg