Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Curso de Música da UFPI lança projeto de incentivo à cultura musical

Curso de Música da UFPI lança projeto de incentivo à cultura musical

Com o objetivo de diversificar a formação cultural na cena musical piauiense, a coordenação do Curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Piauí (UFPI) criou o Grupo Brasil Musicâmara. O projeto, formado por alunos de graduação em Música, músicos da Orquestra Sinfônica e da comunidade teresinense, será responsável pela estreia de peças originais e arranjos especialmente compostas para o mesmo.

Durante as apresentações, previstas para acontecerem entre os dias 19 de fevereiro e 18 de março, na capital, o público poderá conferir um repertório formado pelas principais obras da música de câmara erudita e popular brasileira escritas para instrumentos de cordas friccionadas.

Ao todo, 13 músicos de cordas friccionadas, percussão e violão, apresentarão obras de Luiz Gonzaga; Beetholven Cunha; Ernesto Nazareth; Milton Nascimento; Chico Buarque; Alberto Nepomuceno; Tom Jobim e Vinícius de Moraes, Cláudio Santoro e Calimério Soares.

Segundo o coordenador do curso de Música da UFPI e idealizador do projeto, professor Cássio Martins, o projeto vem somar-se às iniciativas da instituição nas áreas da cultura e dos programas comunitários. "O intuito do projeto é promover a imagem institucional da UFPI, disseminar a importância da cultura como patrimônio humano e social e diversificar a formação cultural, reafirmando o compromisso de universidade pública", explica Martins.

Ainda de acordo com o coordenador, o Grupo Brasil Musicâmara busca um aperfeiçoamento permanente e o firme propósito de democratizar o acesso a bens culturais, em especial à música de concerto. "Além de oportunizar aos jovens músicos a capacitação e o aprimoramento técnico e o acesso ao aprendizado da música de câmara como forma de convívio social e futura possibilidade no mercado de trabalho", afirma o professor.

Culturalmente, o Brasil Musicâmara desempenha um papel particularmente especial, uma vez que sua atividade não é restrita à universidade, tendo abrangência à toda a comunidade externa. O grupo poderá ainda representar a universidade em eventos científicos, tecnológicos, de pesquisa e extensão em outras cidades, estados e países.

Cássio Martins ressalta a missão do projeto que tem como pretensões: "oferecer ao público universitário e teresinense uma temporada de concertos camerísticos, didáticos e educativos, nas principais salas de concerto da cidade, escolas públicas e privadas, projetos e entidades e em todos os campi da universidade, promovendo o aprimoramento cultural através da música e possibilitando o estímulo estético, a formação do público e a interação entre o saber produzido na universidade", pontua.

Confira a programação: