Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Parlamentares propõem à UFPI realização de estudo socioeconômico do Piauí

Parlamentares propõem à UFPI realização de estudo socioeconômico do Piauí

O Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, recebeu na manhã da última sexta-feira (25), a visita do senador Wellington Dias (PT) e do deputado estadual João de Deus (PT), que solicitaram apoio para a realização de um estudo socioeconômico do Piauí na última década.

A análise consiste em um levantamento socioeconômico do Piauí nos últimos dez anos, identificando as condições geográficas (humanas e físicas) que o estado assumiu neste período e descrevendo atividades que movimentam a economia local. O estudo, em síntese, visa a identificar as potencialidades do Piauí. A parceria sugerida pelos parlamentares contempla o papel da Universidade Federal na produção de um material que, divulgado, apresentaria potencial para atrair investimentos e produção para o Piauí.

Durante a reunião, o senador Wellington Dias destacou a importância de se "ampliar a integração entre a UFPI e o espaço externo ao Campus Universitário", e o estudo das potencialidades do Piauí foi apresentado como alternativa para esta ampliação.

O Reitor da UFPI apontou o Centro de Ciências Agrícolas (CCA) como o setor com maior potencial para fortalecer a integração destacada pelo senador, tanto pela estrutura que oferece quanto pelo nível avançado dos estudos que nele já são realizados. Ele destacou os investimentos realizados para melhor atender às demandas de projetos que envolvem a instituição e declarou, em reunião, que "todo tipo de parceria é bem-vinda".