Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Professor da UFPI e artista plástico Evaldo Oliveira realiza a Exposição Corpo
Início do conteúdo da página

Professor da UFPI e artista plástico Evaldo Oliveira realiza a Exposição Corpo

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

WhatsApp Image 2018 04 20 at 17.32.0220180420173839

A Exposição Corpo será apresentada na Montmartre Galeria de 08 as 18h, de 20 de abril a 20 de maio de 2018, com o vernissage acontecendo dia 20 de abril a partir das 19h. Usando muitas cores, Evaldo Oliveira, professor da Universidade Federal do Piauí do curso de Artes Visuais (UFPI), trabalha com arte desde jovem e já produziu várias obras nos seus 58 anos.

O tema das obras lançadas esta noite será o corpo humano em todas as suas facetas: expressões, gestos e símbolos. Com a influência de Joan Miró (artista surrealista catalão), Evaldo utiliza técnicas variadas como acrílica, óleo sobre a tela e mista. Seus quadros convidam a um passeio pelas emoções, contorções, músculos e cores dos seres humanos, sejam eles nus, vestidos, esfolados ou idealizados. As obras desta noite trazem consigo o contexto histórico da representação do homem sobre seu corpo, que vem desde o período paleolítico até a perfeição anatômica do renascimento e depois converge para distorções radicais da arte contemporânea.

“Meu trabalho não tem uma unidade, a não ser o corpo como temática, mas os tratamentos são muito distintos. Inclusive, tem alguns que estou expondo o que vem depois da pele, a musculatura, lá você vai ver que eu mostro esse aspecto anatômico e, principalmente, com muito movimento”. O corpo é e sempre será a expressão das emoções, o veículo dos desejos. Assim, o cromatismo corporal se revela e pulsa, encetando ao estilo do artista, fazendo o colorido das formas atrair o olhar do expectador, conectando realidade e imaginação.

Desde criança Evaldo gostava de desenhar, mas profissionalmente, ele se descreve em construção, mesmo recebendo cartas convites de Dubai e Miami para participar de mostras. “Eu estou muito feliz. Eu gosto de mostrar o meu trabalho, inclusive, eu não faço para ninguém, eu faço para mim, quem gosta é questão pessoal”.

Evaldo Oliveira estará na exibição para apresentar seu trabalho e conversar. A exposição será aberta para todos os públicos.

Fim do conteúdo da página