Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Jornalista da Folha de São Paulo realiza palestra "Diversidade e inclusão: um olhar para o século 21"

Na noite desta quarta-feira (18), o jornalista Jairo Marques da Folha de São Paulo ministrou a palestra "Diversidade e inclusão: um olhar para o século 21".  O evento ocorreu no Auditório do Centro de Ciências da Educação (CCE) na Universidade Federal do Piauí (UFPI) às 18h. O jornalista também lançou o livro de sua autoria "Malacabado: a história de um jornalista sobre rodas".

Jairo Marques abordou temas como a espetacularização da publicidade e do jornalismo ao abordar as pessoas deficientes e ainda explicou como os profissionais de comunicação podem evitar essa mesma prática.  "Nós precisamos encarar com naturalidade desde que os limites da sociedade e da mídia sejam respeitados. O valor comercial não pode pautar totalmente o jornalismo, assim como a demanda social não pode ficar totalmente sem filtro." afirma o jornalista.

IMG 248820180419120834

Jairo Marques lança o seu livro  "Malacabado: a história de um jornalista sobre rodas".

Além disso, o jornalista também falou a respeito das cotas para deficientes na universidade como caminho para um novo mundo totalmente novo. "A pessoa com deficiência precisa de representação. Nós não vemos em lugar nenhum. Por isso, eu sou totalmente favorável às cotas, é preciso abrigar a diversidade", diz Jairo.

Ainda na ocasião, o jornalista lançou o livro de sua autoria "Malacabado: a história de um jornalista sobre rodas". "O meu livro é uma série de provocações sobre os conceitos que nós temos sobre deficiência. O meu livro é um convite para que você procure saber como é o seu olhar sobre a pessoa com deficiência", explica.

O evento foi organizado pela Coordenação de Comunicação Social/Jornalismo da Universidade Federal do Piauí.

IMG 246020180419122116

Público assiste a palestra: "Diversidade e inclusão: um olhar para o século 21"

Jairo Marques da Costa

Nasceu em Três Lagoas (MS). É cadeirante desde os nove meses de vida, pois teve poliomielite. Formou-se em Jornalismo na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/MS). Trabalha no jornal Folha de São Paulo desde 1999, quando ingressou no programa de treinamento da 27ª turma do periódico. É pós-graduado em Jornalismo Social pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP).  Além disso, é professor do curso de Jornalismo na Universidade Metodista de São Paulo (UMESP/SP), em São Bernardo do Campo.

Atuou como repórter na Folha por sete anos. Durante este período, viajou por todo o Brasil e conheceu as várias realidades do país. Hoje se dedica à chefia de reportagem da Agência Folha, onde coordena a produção da equipe de correspondentes nacionais e também um grupo de jornalistas na sede, na capital paulista. Também é colunista do caderno Cotidiano, da Folha.

Jairo tem um blog chamado Assim como você, onde aborda, com leveza e bom humor, assuntos relacionados à vida dos deficientes físicos. O objetivo mostrar que a vida é uma constante aventura de superação.