Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Programas de residências multiprofissionais em área profissional da saúde da UFPI são reconhecidos pelo MEC

As residências multiprofissionais e em área profissional da saúde, criadas a partir da promulgação da Lei n° 11.129 de 2005, são orientadas pelos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir das necessidades e realidades locais e regionais, e abrangem as profissões da área da saúde.

A Residência Profissional é uma modalidade da especialização que possui uma carga horária de mínima de 5.760 horas, sendo que 80% do Programa é prática no serviço e 20% se constituem em atividade teórico ou teórico-prática. Os programas têm duração mínima de dois anos.

Atualmente a UFPI possui sete Programas de Residência Profissional em Saúde, sendo 5 em área profissional e 2 multiprofissionais. Os programas multiprofissionais são nas áreas de Alta Complexidade (CMPP) e Saúde da Família (CMRV). Já os uniprofissionais compreendem as áreas de Enfermagem Obstétrica, Cirurgia Buco-Maxilo-Facial, Medicina Veterinária, Anestesiologia Animal e Reprodução Animal (CMPP). As residências têm como cenários de prática a Fundação Municipal de Saúde, a Maternidade Evangelina Rosa e o Hospital Universitário da UFPI.

Os cursos já possuíam uma autorização de funcionamento, mas somente depois da formação dos primeiros egressos, recebeu a avaliação do MEC. O reconhecimento aumenta a credibilidade do programa e coloca a UFPI no padrão de instituições que são referência na formação dos profissionais da área de saúde. “Quando esses cursos são reconhecidos, significa que eles atingiram os padrões de excelência e de qualidade para funcionarem”, explica a Coordenadora de Especialização Lato Sensu, Lívia Nery.

05.04.18. ASSINATURA DE CONVÊNIO COM A SEDUC 0120180406175848

Coordenadora de Especialização Lato Sensu, Lívia Nery

O Programa de Residência Profissional é importante tanto para o serviço, quanto para os cursos de graduação e de pós-graduação da Universidade e ainda é uma oportunidade de ingresso no mercadode trabalho. “O Programa de Residência oferece uma bolsa mensal ao profissional residente. Para o aluno recém-formado, que ainda não possui um trabalho.O Programa é uma garantia de primeira inserção no mercado de trabalho. Ganha o serviço, ganha o aluno e ganha a própria Universidade”, considera Elisiane Gomes Bonfim, Coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional e em Áreas Profissionais da Saúde - COREMU/UFPI.

DSC 504420180406180056

Elisiane Gomes Bonfim, Coordenadora do COREMU/UFPI

É importante ressaltar o engajamento dos coordenadores, professores, preceptores e das instituições parceiras que atuam nas residências, foi o trabalho coletivo que culminou com o reconhecimento dos cursos pelo MEC.