Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Kits Odontológicos são entregues a estudantes do Curso de Odontologia da UFPI

Kits Odontológicos são entregues a estudantes do Curso de Odontologia da UFPI

KITS ODONTO PRAEC 2018A 1220180326104454

Jonas de Sousa Oliveira, estudante do Curso de Odontologia da UFPI

Jonas de Sousa Oliveira é natural de Inhuma do Piauí. Oriundo de escola pública, ele é o primeiro de seis irmãos a ingressar no ensino superior. O Curso de Odontologia era um sonho. “Estou muito orgulhoso fazendo esse curso. A cada nova aula, nova prática, é uma inspiração”, celebra.

Na manhã dessa segunda-feira (26), Jonas e mais seis colegas do 4º período do curso de Odontologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI) receberam o Kit Odontológico disponibilizado pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC) para estudantes que, entre outros critérios, são procedentes de famílias com renda de até um e meio salário mínimo por pessoa. “O Kit será muito importante para a continuação do meu curso, partindo do pressuposto de que os custos dos instrumentais de odontologia são muito altos, comparando com a renda da minha família. Caso não tivesse o kit, isso impossibilitaria minha continuidade no curso”, destacou Jonas.

KITS ODONTO PRAEC 2018A 920180326104730

Sete estudantes do 4º período do curso de Odontologia da UFPI receberam o Kit Odontológico

Os kits possuem os materiais permanentes necessários para as disciplinas práticas. Os estudantes ficam com os kits do 4º ao 9º períodos, depois, são devolvidos e repassados para outros colegas de graduação. O programa existe na UFPI desde 2011 e já contemplou cerca de 90 estudantes. Os recursos são provenientes do Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes). Atualmente, 53 estudantes estão com os kits odontológicos.

KITS ODONTO PRAEC 2018A 11 120180326104904

Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes

Em sua fala, o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, declarou que mesmo no cenário de crise e corte orçamentário nas universidades públicas, a Instituição tem como uma de suas prioridades a manutenção dos programas de assistência estudantil, dentre outras ações que garantem a permanência do estudante na universidade. “Isso tem sido mostrado em ações praticadas pela Administração Superior, como exemplo temos a inauguração da Sala de Amamentação (SAMA), a climatização da Residência Estudantil Universitária (ReU), e hoje, continuando o trabalho que vem sendo feito há alguns anos de entrega dos Kits Odontológicos a estudantes em situação de vulnerabilidade econômica. Nossa administração e toda equipe têm procurado fazer todo o possível para que a assistência estudantil não seja afetada por essa crise”, ressaltou.

KITS ODONTO PRAEC 2018A 820180326105014

Pró-Reitora da PRAEC, Profa. Dra. Adriana de Azevedo Paiva

No edital 07/2018, foram disponibilizados oito kits e sete estudantes se inscreveram, contemplando, assim, todos os inscritos. A Pró-Reitora da PRAEC, Profa. Dra. Adriana de Azevedo Paiva, destacou os esforços da Instituição na garantia de ações que contribuam para que os estudantes concluam o curso e da melhor forma possível, mesmo com a falta de recursos federais. “A Universidade não tem descansado na tentativa de melhorar e ampliar a assistência estudantil que é um direito importante. A Universidade vive em prol do estudante e na luta para que eles consigam permanecer no curso e se formarem adequadamente, com qualidade, esse é o nosso papel. Nossos votos são os melhores, que vocês aproveitem da melhor forma esse kit que estão recebendo e que são montados com muito carinho”, frisou.

KITS ODONTO PRAEC 2018A 1020180326105255

Coordenadora do Curso de Odontologia, Profa. Dra. Caroline de Deus Tupinambá

Segundo a Coordenadora do Curso de Odontologia, Profa. Dra. Caroline de Deus Tupinambá, o kit custa em torno de três mil reais e é de grande contribuição para os estudantes. “Sem o kit, o estudante não teria condições de fazer as disciplinas. São materiais essenciais para a prática, tanto clínica quanto laboratorial, e de disciplinas básicas e de atendimento aos pacientes”, salientou.

Também participaram da entrega, a coordenadora da Coordenadoria de Assistência Comunitária (CACOM), Profa. Dra. Josie Haydée Lima Ferreira Paranaguá; chefe do serviço odontológico da UFPI, Patrick Quelemes; dentista do serviço odontológico, Jessa Alcobaça; e o assessor da PRAEC, Maurício Borges.