A Universidade Federal do Piauí (UFPI) recebeu na última quarta-feira (21), no Centro de Ciências da Educação (CCE), a Mestra do Budismo Tibetano Lama Lena Yeshe Katyup, que ministrou uma palestra descontraída com o tema “A Ciência da Mente”. O evento foi uma iniciativa do Curso de Filosofia.
Mestra Lama Lena
Com muito bom humor, embaixo de uma mangueira, árvore originária da Índia e introduzida com sucesso no Brasil, a monja apresentou aos estudantes, que estavam todos sentados na terra, profundos ensinamentos do budismo sobre a mente humana. "A sua mente é o rei de você, e você faz tudo o que a sua mente lhe diz, às vezes têm ideias criativas, maravilhosas, e você segue essas ideias para o seu benefício", explica aos acadêmicos.
Público assiste à palestra da monja canadense
Para o organizador do evento, João Gabriel, mestrando de Filosofia e membro de um centro budista em Teresina, "é muito importante esse tipo de evento na Universidade Federal do Piauí, assim como nos outros espaços acadêmicos ou não, para nos aproximar de um conhecimento totalmente diferente da nossa vida ocidental comum".
Organizador do evento, João Gabriel
Monja tibetana tira foto descontraída com um estudante da universidade
Ainda após a palestra, Lena Lama presenteou o público com um colar azul e um pouco de chá para cada pessoa que ficou presente até o final da palestra.
Lena Lama
Lena Ferral iniciou intensamente sua pesquisa da consciência com o psicodelismo na década de 60. A partir de 1972 se mudou para um monastério no Nepal onde estudou três anos com Lama Thubten Yeshe. Em seguida passou sete anos em retiro de prática em uma pequena caverna acima de Tso Pema sob a tutela de seu professor Raiz, Ven. Wangdor Rimpoche. Ao sair do Retiro, passou 25 anos viajando extensivamente como tradutora e assistente de seu professor e enquanto não estava viajando praticou medicina tradicional chinesa em São Francisco-EUA. Desde 2005 voltou a morar em Tso Pema (comunidade tibetana na Índia) para auxiliar seu professor. Quando não está viajando, ensinando ou traduzindo, ela se dedica à assistência a saúde da comunidade local com o auxílio de Khandro. Desde que Wangdor Rinpoche parou de viajar por idade avançada, Lama Lena é considerada a detentora ocidental da linhagem de Wangdor Rinpoche de ensinamentos diretos e prática profunda.