Fonte: Embaixada do Brasil em Maputo
Na manhã desta quarta-feira (21), o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes participou na sede do Ministério de Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico-Profissional, do lançamento oficial do ProAfri – Moçambique, programa de bolsas de estudo de mestrado e doutoramento oferecido pelas universidades brasileiras do grupo Coimbra. Estão sendo franqueadas 161 bolsas de estudo, das quais 115 para mestrado e 46 para doutoramento, a serem usufruídas em 28 universidades brasileiras.
Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes durante o lançamento. Fonte: Embaixada do Brasil em Maputo
A cerimônia foi copresidida pelo ministro Jorge Nhambiu e pelo embaixador do Brasil em Moçambique, Rodrigo Baena Soares. Vieram do Brasil especialmente para participar do evento o Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, reitor da Universidade Federal do Piauí e presidente do Grupo Coimbra, e a Profa. Dra. Rossana Sousa e Silva, diretora-executiva daquela instituição.
As vagas oferecidas contemplam as mais diversas áreas do conhecimento, com ênfase em ciências aplicadas e da natureza, em atenção às prioridades identificadas pelas universidades moçambicanas. Os primeiros mestrandos e doutorandos moçambicanos a usufruírem das bolsas deverão chegar ao Brasil já em agosto próximo.
O ProAfri-Moçambique é o mais novo, e um dos mais promissores programas que compõem a ampla cooperação educacional Brasil-Moçambique. Ao longo dos últimos 15 anos, mais de 500 estudantes moçambicanos já se beneficiaram de bolsas de estudo em universidades brasileiras, tanto na graduação como na pós-graduação.
Confira mais fotos
Fonte: Embaixada do Brasil em Maputo