Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > II Semana Acadêmica Africana ocorre de 23 a 26 de maio na UFPI
Início do conteúdo da página

II Semana Acadêmica Africana ocorre de 23 a 26 de maio na UFPI

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

 

Dia da Africa Material Completo 0220180321114453

 

 

Em comemoração aos 55 anos da Organização da União Africana (OUA), os alunos do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) da UFPI, em sua maioria do continente africano, realizam, de 23 a 26 de maio, no Campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina, a Semana Acadêmica “25 de Maio: Dia Internacional da África”. Podem participar do evento estudantes universitários, alunos africanos do PEC-G, profissionais das diferentes áreas do conhecimento e a comunidade em geral. A Semana conta com apoio da Administração Superior da UFPI. 

A atividade busca aproximar os estudantes africanos residentes no Brasil, promovendo troca de experiência com a sociedade acadêmica brasileira, não só por meio da divulgação da cultura dos povos africanos e afrodescendência, como também por meio de amplo debate sobre a data histórica que marca a solidez da autoafirmação dos países africanos.

A programação da Semana contará com mesas-redondas, comunicações orais, painéis, oficinas, minicursos, exposições fotográficas e atividades culturais.

Inscrições pelo e-mail da Associação dos Estudantes Estrangeiros  ( que será respondido com um formulário para preenchimento dos interessados ) e também presencialmente na sala dos estrangeiros no bloco do DCE-UFPI. Os contato dos organizadores são: (86) 9 9804-0500; 9 9840-4520 e 9 9832-8273.

 

55 anos da Organização da União Africana

Em 25 de maio de 1963, reuniram-se em Adis Abeba (Etiópia) 32 chefes de estados africanos para deliberarem contra a dominação a que o continente se encontrava submetidos há séculos, e com as mais diversas designações: colonialismo, neocolonialismo, “partilha de África”. Os povos africanos viam suas forças naturais e humanas sendo usurpadas por povos que se consideravam superiores.

Na reunião de Adis Abeba, esses líderes criaram a Organização da Unidade Africana – OUA -, hoje a União Africana – UA. Dada à importância desse encontro, a ONU, em 1972, instituiu o dia 25 de maio como dia do continente africano, que simboliza então a luta e o combate do seu povo pela sua libertação e emancipação. Isto representa a memória coletiva dos seus povos e o objetivo comum de unidade e solidariedade na luta para o desenvolvimento econômico e social do Continente. A criação da UA impulsionou a vontade dos africanos de se unirem num corpo único, capaz de responder, de forma organizada e solidária, aos desafios que visam criar condições necessárias à construção de um futuro melhor para os africanos. Por isso, o dia 25 de maio continua sendo comemorado como o dia da “Mama África”.

 

Confira a programação completa do evento

programa semana PEC G20180319153721

 

Fim do conteúdo da página