Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > II Semana Acadêmica Africana ocorre de 23 a 26 de maio na UFPI

II Semana Acadêmica Africana ocorre de 23 a 26 de maio na UFPI

Dia da Africa Material Completo 0220180321114453

Em comemoração aos 55 anos da Organização da União Africana (OUA), os alunos do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) da UFPI, em sua maioria do continente africano, realizam, de 23 a 26 de maio, no Campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina, a Semana Acadêmica “25 de Maio: Dia Internacional da África”. Podem participar do evento estudantes universitários, alunos africanos do PEC-G, profissionais das diferentes áreas do conhecimento e a comunidade em geral. A Semana conta com apoio da Administração Superior da UFPI.

A atividade busca aproximar os estudantes africanos residentes no Brasil, promovendo troca de experiência com a sociedade acadêmica brasileira, não só por meio da divulgação da cultura dos povos africanos e afrodescendência, como também por meio de amplo debate sobre a data histórica que marca a solidez da autoafirmação dos países africanos.

A programação da Semana contará com mesas-redondas, comunicações orais, painéis, oficinas, minicursos, exposições fotográficas e atividades culturais.

Inscrições pelo e-mail da Associação dos Estudantes Estrangeiros  ( que será respondido com um formulário para preenchimento dos interessados ) e também presencialmente na sala dos estrangeiros no bloco do DCE-UFPI. Os contato dos organizadores são: (86) 9 9804-0500; 9 9840-4520 e 9 9832-8273.

55 anos da Organização da União Africana

Em 25 de maio de 1963, reuniram-se em Adis Abeba (Etiópia) 32 chefes de estados africanos para deliberarem contra a dominação a que o continente se encontrava submetidos há séculos, e com as mais diversas designações: colonialismo, neocolonialismo, “partilha de África”. Os povos africanos viam suas forças naturais e humanas sendo usurpadas por povos que se consideravam superiores.

Na reunião de Adis Abeba, esses líderes criaram a Organização da Unidade Africana – OUA -, hoje a União Africana – UA. Dada à importância desse encontro, a ONU, em 1972, instituiu o dia 25 de maio como dia do continente africano, que simboliza então a luta e o combate do seu povo pela sua libertação e emancipação. Isto representa a memória coletiva dos seus povos e o objetivo comum de unidade e solidariedade na luta para o desenvolvimento econômico e social do Continente. A criação da UA impulsionou a vontade dos africanos de se unirem num corpo único, capaz de responder, de forma organizada e solidária, aos desafios que visam criar condições necessárias à construção de um futuro melhor para os africanos. Por isso, o dia 25 de maio continua sendo comemorado como o dia da “Mama África”.

Confira a programação completa do evento

programa semana PEC G20180319153721