Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Produção científica é tema no Seminário de Acompanhamento dos Programas de Pós-Graduação da PRPG

DOCENTES.jpg

A integração entre as áreas do conhecimento fomenta diálogos que proporcionam melhorias para pensar e realizar as estruturas para pesquisas científicas. Por este viés, na manhã de hoje (19), foram debatidos os dados do Relatório da Avaliação Quadrienal (2017), apontando maneiras de se repensar a pesquisa no meio acadêmico, no primeiro dia do Seminário de Acompanhamento dos Programas de Pós-Graduação (SAPPG), realizado no Auditório do Departamento de Física, no Centro de Ciências da Natureza (CCN). A atividade terá continuidade terça-feira (20) e quarta-feira (21), das 8h às 18h. O seminário é desenvolvido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação. (PRPG).

A produção científica como inovação foi um dos principais desdobramentos no primeiro dia do (SAPPG). Docentes da Universidade Federal do Piauí (UFPI) colocaram a necessidade de buscar renovação, pois para alcança-lá é preciso ter aglutinação de professores para fazer o novo e alcançar novas pespctivas na produções científicas. Nesta visão, a Universidade contribuirá mais para sociedade, assim como possibilitará a capitação em recursos para o desenvolvimento de pesquisas na Instituição.

Relatório da Avaliação Quadrienal (2017) da CAPES

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Diretoria de Avaliação (CAPES) é uma fundação vinculada ao Ministério da Educação (MEC) do Brasil que atua na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu em todos os estados do país. A cada 4 anos a CAPES aplica uma avaliação dos cursos de Pós-Graduação para as Instituições estaduais e federais do Brasil. São levados em conta, corpo docente, corpo discente, estruturas físicas e de matérias, produções científicas de maneira contextualizada, com grau de inovação e relevância para sociedade e para o meio acadêmico.

Conhecer os dilemas enfretados nas áreas do conhecimento voltados para produção científica aproximam os Programas de Pós-Graduação na discussão que é possível construir diagnósticos que visam a melhoria, pontua o Coordenador da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Prof. Dr.  Welter Cantanhêde da Silva. Segundo ele, a partir da articulação e troca de experiências, é possível qualificar melhor as problemáticas, e assim poder traçar consolidações de indução de crescimento dos programas de pós-graduação da instituição nos conceitos junto a CAPES, elevando as notas dos nossos programas de 3 para 4 e os que possuem 4 para 5.

PROF.-DR.-VELTER.jpg

Coordenador da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Prof. Dr.Welter Cantanhêde da Silva

Aumentar a produção e pesquisa com discente foram temas abordados entre os docentes. Eles visam uma maior interação para a pesquisa conjunta, assim como incentivar o corpo discente no campo da pesquisa. Decorrente desses aspectos, foram colocados à disponibilização de prazos mais longos para se obter dados mais precisos e aprofundados.

Durante a reunião foi suscitada a capacitação do corpo docente no Pós-Doutorado como uma maneira de engajamento para a criação de novos elos de pesquisas com instituições e pesquisadores para o fortalecimento da internacionalização da UFPI, por meio da construção de pesquisas e parcerias com os grupos de pesquisas, instituições e linhas diferentes.