Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > NEPAD promove palestra “Corpo e linguagem: você precisa emagrecer hoje?”

NEPAD promove palestra “Corpo e linguagem: você precisa emagrecer hoje?”

WhatsApp Image 2018-03-16 at 16.28.08.jpeg

Palestra “Corpo e linguagem: você precisa emagrecer hoje?”

A alimentação é um item indispensável para a composição do nosso cotidiano, mas hoje ela está sendo atravessada por um grande jogo político e social que transformou o ato de comer em comportamento alimentar. Nunca o comer foi tão estudado, codificado, medicado e exibível. Quantas horas no nosso dia a dia nós nos dedicamos à comida, entre as refeições, lanches, compras e seus preparos? A alimentação não é, portanto, um simples ato de se nutrir. Quando apelamos à comida, o que pode estar em jogo são outros lugares ocupados pelo alimento, dentre eles a ausência, presença, prazer, desprazer, ou seja, é um jogo de referência face ao que entra na boca e o que pode ser sustentado na língua.

Deste modo, para pensar sobre alimentação e urbano e as problemáticas entre linguagem e corpo, as dietas, aconteceu na tarde dessa quinta-feira (15), na sala de vídeo I – Monsenhor Melo, no Centro de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal do Piauí (CCHL/UFPI), a palestra “Corpo e linguagem: você precisa emagrecer hoje?”.

Promovido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Análise de Discurso (NEPAD), o evento foi ministrado pelo Prof. Dr. Marcos Aurélio Barbai, Pesquisador do Laboratório de Estudos Urbanos, do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade e professor credenciado do Mestrado em Divulgação Científica e Cultural da Unicamp (MDCC - IEL/Labjor).

WhatsApp Image 2018-03-16 at 14.30.00.jpeg

Prof. Dr. Marcos Aurélio Barbai, Pesquisador do Laboratório de Estudos Urbanos da Unicamp

“Há algum tempo venho pensando sobre a questão da alimentação e toda relação entre discurso, alimentação e o urbano. Moro na cidade de Campinas, próximo da Unicamp e temos um grande centro de abastecimento que é o Ceasa, que é responsável pela distribuição de alimentos para mais de onze milhões de pessoas. Então, você tem uma discussão sobre distribuição, transporte, logística e desperdício de alimento e comecei a observar a nossa relação com a comida e me surgiu o interesse de pensar a questão das dietas. Acho que isso se deve ao fato de ver muita gente fazendo dieta e com dificuldade para alimentar, comecei, assim, a me perguntar: como é que se constrói linguisticamente, do ponto de vista da língua, a formulação as dietas? O trabalho ainda está em desenvolvimento e eu tenho olhando para algumas marcas de linguagem, sobretudo as preposições e pensando também uma questão importante do nosso tempo, que são os transtornos alimentares. Pensando a anorexia e a bulimia, pensando a relação social e politica que nós temos com a alimentação”, explica o professor.

Segundo Marcos Barbai, parece que vivemos uma obsessão com a alimentação e preparação dos alimentos, do saudável ao industrializado, passando pelo orgânico. “O que quero chamar atenção é que a alimentação hoje não é somente o ponto de prazer, poder e gozo. Alimentar-se seja no excesso ou na falta é um ato complexo, social, econômico e político”.

WhatsApp Image 2018-03-16 at 15.25.59.jpeg

Professores e alunos que prestigiaram a palestra.

Além de discutir sobre a questão da alimentação, o pesquisador falou também sobre a questão do emagrecimento. “Vivemos tempos em que todos desejamos emagrecer. Se uma dieta é uma receita para emagrecer, então pergunto lhes: você precisa emagrecer hoje? Talvez soe uma resposta: ‘temos que emagrecer a qualquer custo!’” e acrescenta “O emagrecimento é também uma forma de consumo. Nós produzimos uma verdadeira indústria do emagrecimento em nome da saúde. Como já ressaltei nesse meu ponto de pesquisa, tenho me interessado na construção linguística e discursiva das dietas e isso para pensar no campo da linguagem a relação que construímos com a alimentação. Para isso, minha fala aqui se resume a uma possibilidade de lançar e organizar questões sobre as dietas e todo jogo ‘não comer e recusar o alimento’. Então, entram os casos de anorexia, onde olhar a alimentação quando a dieta é um imperativo, onde a vida é levada às últimas consequências”, explica.

20171031 Qualificação Clevis.jpg

Qualificação  do mestrando em Letras e membro do NEPAD, Clevisvaldo Pinheiro Lima

Com experiência na área de Linguística, atuando principalmente nas temáticas de discurso, subjetividade, cidade, segurança, criminalidade, imigração e psicanálise, o professor Marcos Barbai participou da defesa da Dissertação "TV Globo e surdez: compreensões acerca do discurso sobre o Implante Coclear”, do professor do Curso de Letras-Libras, mestrando em Letras e membro do NEPAD, Clevisvaldo Pinheiro Lima e orientando da Profa. Dra. Maraisa Lopes.

“Nosso objetivo com essa atividade é aproveitar a vinda de professores que vêm para participar de bancas de dissertação de mestrado para que eles tenham um momento de conversa com a comunidade acadêmica, mostre suas pesquisas e o que ele tem feito nesta área do discurso”, finaliza o Prof. Dr. João Benvindo de Moura, representante do NEPAD.