Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Cresce o números de professores da instituição com bolsa produtividade

Cresce o números de professores da instituição com bolsa produtividade

A Universidade Federal do Piauí foi contemplada com 14 bolsas produtividade referentes à chamada pública PQ 2012 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). As bolsas foram conquistadas pelos professores: Ângela Cellis de Almeida Lopes, Dilina do Nascimento Marreiro, Edwar de Alencar Castelo Branco, Fabiano de Souza Gontijo, Francisco Assis Lima Costa, José Lindenberg Rocha Sarmento,  José Machado Moita Neto, José Roberto de Souza de Almeida Leite, Maria Acelina Martins de Carvalho, Maria Rita de Morais Chaves Santos, Regilda Saraiva dos Reis Moreira Araújo, Renata Barbosa, Rivelilson Mendes de Freitas e Wilza Gomes Reis Lopes.

A bolsa de produtividade tem o objetivo de valorizar a produção científica dos professores pesquisadores que se destacam entre seus pares. A seleção é realizada por meio de uma chamada pública com critérios normativos estabelecidos pelo CNPq e seus Comitês de Assessoramento.

Um reconhecimento do trabalho desenvolvido na universidade. É assim que o professor Rivelilson Freitas do Departamento de Farmácia define a conquista. "A aprovação para Bolsa Produtividade reconhece que estamos trabalhando e contribuindo de forma significativa para o progresso técnico-científico de nosso Estado por meio de um maior número de projetos aprovados com financiamento, uma melhora qualitativa nas publicações em revistas indexadas, bem como um maior número de pedidos de registro de patentes junto NINTEC", ressalta o professor.

Dentre os critérios estabelecidos para a seleção da bolsa estão: produção científica, formação de recursos humanos em nível de pós-graduação; contribuição científica e tecnológica e para inovação; coordenação ou participação principal em projetos de pesquisa, participação em atividades editoriais e de gestão científica e administração de instituições e núcleos de excelência científica e tecnológica.

O pesquisador contemplado com a Bolsa Produtividade tem ainda a oportunidade de trocar experiências com outros pesquisadores. "Dentre as atribuições do pesquisador selecionado está a de consultor, em que o professor pode ser convidado pelo CNPq para prestar pareceres em projetos do conselho, o que possibilita um intercâmbio de ideias", afirma o Professor José Machado Moita Neto do Departamento de Química.

Os professores contemplados destacam que a bolsa também significa um estímulo ao desenvolvimento de pesquisas. "Ganhar um benefício como este, em que se concorre com pesquisadores da sua área, é estimulante, pois abre precedentes para aprovação de outros projetos e nos impulsiona a continuar produzindo conhecimento para beneficiar o nosso Estado", disse o Professor José Lindenberg do Departamento de Zootecnia, do Campus Cinobelina Elvas.

A aprovação dos projetos dos professores pesquisadores confirma o investimento da universidade em recursos humanos capacitados em todas as áreas de conhecimento. Para a professora Maria Acelina do Departamento de Morfofisiologia Veterinária, umas das primeiras professoras da UFPI a concorrer às Bolsas Produtividade, o incentivo institucional é crucial para que os projetos sejam aprovados. "O apoio da universidade é fundamental para que os pesquisadores cresçam e tenham suporte para o desenvolvimento da pesquisa, através dos núcleos e laboratórios, possibilitando, assim, que todos se sintam cada vez mais motivados a produzir. E isto tem acontecido com a UFPI, daí o número de bolsistas produtividade da instituição terem aumentado", afirma a professora.

Produtividade em Números

No período de 2008 a 2012, a Universidade Federal do Piauí apresentou variação de 450% no números de bolsas produtividade do CNPq. Em 2008, a instituição possuía seis bolsistas. Nos anos de 2010 e 2011, a UFPI passou a ter 21 pesquisadores bolsistas. Já em 2011 esse índice passou para 29 professores e, em 2012, 33 professores foram contemplados com bolsas produtividade.

O Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes parabeniza a todos os docentes pela conquista, uma vez que este trabalho de pesquisa é de suma importância para os avanços que a UFPI tem realizado nos últimos anos.