Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > 4ª Reunião de Argilas Aplicadas e I Ciclo de Minicursos em Materiais

4ª Reunião de Argilas Aplicadas e I Ciclo de Minicursos em Materiais

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) promoverá a 4° edição da Reunião sobre Argilas Aplicadas (IV RAA), nesta edição será realizado um pré-evento, I Ciclo de Minicursos em Materiais, a programação ocorrerá nos dias 18 a 20 de abril deste ano. O evento tratará de argilominerais, hidróxidos duplos lamelares e materiais análogos, quimicamente modificados ou sintéticos, com foco em suas propriedades e aplicações. A IV RAA contará com palestras ministradas por pesquisadores convidados atuantes na área, na ocasião serão apresentados trabalhos na forma de painéis.

Os interessados em apresentar suas pesquisas no evento devem inscrever seus trabalhos até dia (30) de março, o envio de respostas sobre trabalhos submetidos para apresentação será feito até (10) de abril, a finalização da inscrição dos trabalhos aprovados para apresentação será até (15) de abril.

Os minicursos serão ministrados o dia todo, (18) de abril, com uma carga de 8 horas cada. Como os minicursos antecedem o evento IV RAA, os participantes e pesquisador(a)s poderão se inscrever em apenas um minicurso, e não precisam estar inscritos no IV RAA.

Minicursos Pré-Evento

Minicurso 1 – Argilas para cosméticos (Ministrante: Prof. Dr. Cesar Viseras Iborra - Universidad de Granada - Espanha)

Minicurso 2 – Microscopia Eletrônica de Varredura para Argilas (Ministrante: Prof. Dr. Bartolomeu Cruz Viana Neto - UFPI)

Minicurso 3 – Propriedades texturais em argilominerais (Ministrante: Prof. Dr. Karin Sapag - Universidad Nacional de San Luis - Argentina)

Minicurso 4 – Introdução ao Refinamento Rietveld para Argilas (Ministrante: Prof. Dr. Rômulo Simões Angélica - UFPA)

Minicurso 5 – Fundamentos de Espectroscopia Raman (Ministrante: Profa. Dra. Dalva Lúcia Faria - IQ-USP)

Para mais informações, acesse aqui.

Documento para submissão de trabalho aqui.