Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Coordenador de Hospitais Universitários do MEC visita UFPI
Início do conteúdo da página

Coordenador de Hospitais Universitários do MEC visita UFPI

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

O reitor da Universidade Federal do Piauí, professor Luiz de Sousa Santos Júnior, esteve reunido na manhã desta quinta-feira (29), com o Coordenador Geral de Hospitais Universitários do Ministério da Educação, Dr. Celso Fernando Ribeiro Araújo, e professores da área de saúde da instituição para discutir de forma conjunta o perfil do HU. "O Hospital Universitário mudou de perfil, a antiga atenção básica, primária, está proscrita. Hoje a orientação é que ele seja referência em alta complexidade. E o objetivo dessa reunião é definir como usar o corpo docente da instituição para montar essa estrutura", afirmou Dr. Celso.

Coordenador Geral dos Hospitais Universitários do MEC, Dr. Celso Fernando Ribeiro Araújo

O coordenador do MEC citou algumas áreas que poderiam receber investimentos em alta complexidade, como a atenção a saúde da mulher. "É política de Estado e existem recursos para a saúde da mulher. Pode-se, por exemplo, explorar a oncologia. A área de transplantes também seria interessante, mas nesse caso seria preciso criar espaços com alguns arranjos e readequações no hospital", disse. Ainda segundo o coordenador terão que ser destinados leitos para uma unidade de desintoxicação para dependentes químicos.

Para o diretor clínico do HU, Dr. Avelar, além da vocação de formação acadêmica (ensino, pesquisa e extensão), o hospital será resolutivo e competitivo na região. Na reunião, o professor Maurício Paes Landim apontou a carência de alta complexidade em cardiologia na saúde pública do Piauí. "Ficamos dependentes do serviço privado", comentou o professor. Outra demanda reprimida é na parte de exames de imagens. No estado existem sete aparelhos de ressonância magnética nuclear, mas são privados. O HU será o primeiro hospital da rede pública a possuir o equipamento. A ordem de compra do aparelho foi assinada na última segunda-feira (26), em Brasília.

Segundo o reitor, Luiz Júnior, a expectativa é que HU seja o primeiro do país a funcionar sob a gestão da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), sendo modelo para todo o país. "Precisamos muito do hospital e a sociedade piauiense não pode mais esperar. Antes das obras de requalificação funcionava um serviço ambulatorial que prestava assistência aos doentes de Crohn e que hoje funciona em prédio alugado", afirmou.

O coordenador do MEC parabenizou a universidade pelas instalações do hospital. "Da minha primeira visita ao HU, em 2005, para a segunda realizada ontem fiquei surpreso com as obras de requalificação, mais adequadas ao novo perfil dos hospitais universitários", disse.

O HU conta com 10 salas para cirurgias de alta complexidade, 04 salas para pequenas cirurgias, 03 salas para cirurgias odontológicas, 19 salas para exames especializados, 12 salas para análises clínicas e patológicas, 214 leitos para internação (com capacidade para 3 ou 5 pacientes cada), além de 54 consultórios e 03 salas para discussão de casos, voltados à prestação de serviços médicos e ao ensino teórico/prático nas Ciências da Saúde.

 

Fim do conteúdo da página