Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Economia na aquisição de equipamentos e insumos chega a R$ 496 milhões

Economia na aquisição de equipamentos e insumos chega a R$ 496 milhões

As compras de equipamentos e insumos médicos para os hospitais universitários federais, no período de 2010 a 2012, resultaram em economia de R$ 496,07 milhões aos cofres públicos. As aquisições foram feitas por pregão eletrônico. Além de maior transparência ao processo, essa forma de compra permite a obtenção de menores preços.

A economia representa redução de 37,1% em relação ao preço de referência dos itens. Enquanto o valor inicial chegava a R$ 1,2 bilhão, o preço final obtido com os pregões foi de R$ 808,04 milhões.

O processo tem início com o levantamento e o planejamento das necessidades de aquisições dos hospitais. Em seguida, são especificadas as características dos produtos e estimado o preço que a administração pública se propõe a pagar, de acordo com pesquisa realizada. Finalmente, são publicados os Editais para que os fornecedores enviem lances por meio eletrônico.

Desde a criação, em 2010, do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (REHUF), desenvolvido pelos ministérios da Educação e da Saúde, coordenado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), o pregão eletrônico passou a ser usado nas aquisições do material necessário ao funcionamento das unidades.

Inicialmente executados pela Secretaria de Educação Superior (SESU) do MEC e operacionalizados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), os pregões passaram, no último ano, a ser realizados pela EBSERH, estatal vinculada ao MEC e responsável pela gestão dos hospitais-escola das instituições federais de educação superior.

Entre os equipamentos adquiridos para os 46 hospitais que integram a rede estão sistemas de videoendoscopia, camas elétricas para unidades de terapia intensiva (UTI), parto e pós-parto, macas hidráulicas, órteses e próteses cardíacas e vasculares. No grupo de medicamentos e insumos, foram comprados antimicrobianos, antineoplásicos, soluções parenterais de grande volume e reagentes, entre outros.

Modernização - Os hospitais universitários ligados à rede passam por processo de modernização, com tecnologia de ponta que permite o aperfeiçoamento da assistência prestada à população. Presentes em 22 unidades da Federação, os hospitais das universidades federais são responsáveis pela formação de grande número de profissionais de saúde do país. Em determinadas regiões, são as unidades mais importantes do serviço público de saúde, uma vez que muitos são considerados de grande porte e têm perfil assistencial de média e alta complexidade.