Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI realizará I Semana de Engenharia de Produção

UFPI realizará I Semana de Engenharia de Produção

WhatsApp Image 2018 02 01 at 17.10.2220180216120242O Curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Piauí realizará a sua primeira semana temática entre os dias 24 e 27 de abril. O evento, que tem como tema "O Papel da Engenharia de Produção no Desenvolvimento Regional: Desafios e Possibilidades", já abriu o processo de submissão de trabalhos.

A I Semana de Engenharia de Produção da UFPI é organizada por professores em parceria com a Coordenação do Curso, com objetivo de divulgar o trabalho que a Engenharia tem desenvolvido no estado do Piauí e apresentar para a comunidade acadêmica o atual panorama do setor, as possibilidades de crescimento e seus desafios. Perspectivas que serão abordadas por meio de minicursos, palestras e mesas-redondas. O evento também pretende viabilizar a integração entre estudantes, profissionais, empresas e outras instituições de ensino, a partir das áreas temáticas, mas para isso os interessados devem submeter seus trabalhos até o dia 15 de março.

WhatsApp Image 2018 02 16 at 14.40.5620180216145011Profa. Dra. Maria do Socorro Ferreira dos Santos

O evento quer ser um marco nas comemorações do Curso de Engenharia de Produção da UFPI, que em 2018 completa nove anos. A Profa. Dra. Maria do Socorro Ferreira dos Santos explica que a programação do evento pretende "trazer toda a contribuição da Universidade com o curso, para o estado do Piauí, contribuição do desenvolvimento, com minicursos com professores da nossa universidade e também a participação de algumas empresas, algumas visitas técnicas durante o evento", destaca.

WhatsApp Image 2018 02 16 at 14.40.5520180216144827Coordenador do Curso de Engenharia de Produção da UFPI, Prof. Dr. Helio Cavalcanti Albuquerque Neto

O Coordenador do Curso de Engenharia de Produção da UFPI, Prof. Dr. Helio Cavalcanti Albuquerque Neto, fala sobre os espaços do evento. "Nós vamos ter minicursos a respeito da Engenharia de Produção do ponto de vista atual, com palestras de multinacionais, como também grandes empresas do Piauí". Cavalcanti também conta sobre a importância do evento ocorrer no Auditório do Centro de Tecnologia (CT), pois "a inserção dos alunos do nosso curso, como também os outros, fará um grande balanço de como está a realidade que vivemos atualmente, em um panorama de crise (do setor produtivo), que estamos saindo, mas que a Engenharia de Produção consegue sobressair", informa.

WhatsApp Image 2018 02 16 at 14.40.56 120180216145336Profa. Me. Nayara Cardoso de Medeiros

A Profa. Me. Nayara Cardoso de Medeiros é uma das organizadoras do evento e também irá ministrar o minicurso sobre Lean Manufacturing (manufatura enxuta), que é um modelo de gestão da produção que visa reduzir sete tipos de desperdício. Ela analisa que um dos desafios que precisam ser superados, principalmente nas empresas, são os desperdícios. "A produção enxuta contribui para superar os desafios de desperdícios, superando inclusive essa crise que estamos passando, sem muitos transtornos". Nayara Cardoso confirma a parceria com a multinacional GA.MA Italy, que utiliza em sua produção a filosofia da manufatura enxuta. "Teremos a participação de um Coordenador de Lean Manufacturing, da operação de Manaus, Tairo Freitas, ele trará exemplos práticos e interessantes para apresentar aos alunos", afirma.

WhatsApp Image 2018 02 16 at 14.40.56 220180216145520Prof. Dr. Francisco de Tarso Ribeiro Caselli

Para o Prof. Dr. Francisco de Tarso Ribeiro Caselli, um dos organizadores, o interessante dos desafios profissionais, especificamente no mercado piauiense, está na aceitação e no conhecimento das empresas sobre a função do Engenheiro de Produção. Tarso Ribeiro comenta que "nós temos estagiários no mercado de trabalho, temos vários ex-alunos já contratados, porém, ainda temos algumas dificuldades em as pessoas entenderem o que a Engenharia de Produção pode contribuir de muitas formas nas empresas, por exemplo, no desenvolvimento de produtos, gestão da qualidade, entre outros", finaliza.

Saiba mais:

Acesse o site do evento.

Confira a programação aqui.

Inscreva seu trabalho