Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Colégio Agrícola recebe novos tratores e implementos

Colégio Agrícola recebe novos tratores e implementos

O Colégio Agrícola de Teresina - CAT, recebeu na manhã desta quinta-feira, dia 11, sete novos equipamentos: dois tratores, duas roçadeiras, duas carretas pipa e uma carreta agrícola. Os tratores possuem cabine com ar condicionado, computador de bordo dentre outros recursos tecnológicos que proporcionam ao operador melhores condições de trabalho.

O diretor do CAT, Prof. José Bento, falou sobre os ganhos que trarão a nova aquisição. "Vamos desenvolver os trabalhos de campo na área de mecanização agrícola e na disciplina de Mecanização Agrícola, dar oportunidade aos nossos alunos de aprenderem mais e se qualificarem utilizando equipamentos modernos".

O custo dos equipamentos foi de R$ 188.000,00 nos tratores e R$ 50.000,00 para os outros equipamentos. O professor Sinimbú, da disciplina de Mecanização Agrícola, justifica o investimento lembrando que havia apenas um trator para atender toda a demanda da escola. "Sentíamos a necessidade de adquirir novos tratores com novos implementos agrícolas e isso agora vai nos proporcionar um salto de qualidade dentro de nosso ensino, porque nós fazemos aqui também, pesquisa e extensão".

O reitor Arimatéia Dantas esteve presente na solenidade de entrega das máquinas e ressaltou a importância da contribuição dos equipamentos como auxiliar na realização de produção cientifica. "Estamos vivendo um momento muito importante para o Colégio Agrícola e para o sucesso da Universidade, em função desses novos tratores e complementos agrícolas. Eles vão auxiliar as atividades, não somente do Colégio Agrícola bem como na atividade de pesquisa e nas dissertações e teses de doutorado que são realizados aqui no campus do CAT, vão ajudar muito na produção científica. O CAT está de parabéns, a universidade está de parabéns e nós vamos continuar dando esse apoio ao CAT, reconhecendo o trabalho realizado pela gestão do Prof. José Bento".

No momento de entrega dos equipamentos o reitor José Arimatéia repassou as chaves ao ex-reitor, o professor Luiz Júnior, para que fizesse a entrega oficial dos equipamentos, reconhecendo a contribuição deste para esta realização. "Mais um dia importante para nossa universidade. Esse salto em busca da qualidade, da excelência na nossa administração que agora está sendo continuada com muito mais afinco pelo Prof. Arimatéia, dá condições de trabalho aos estudantes de nossa escola profissionalizante técnica. Na infraestrutura, todos os prédios foram reformados, ampliados. Investimos aqui em nossa gestão, mais de dois milhões de reais na infraestrutura e autorizamos a aquisição de equipamentos ". Lembra o professor Luiz Júnior.

Os equipamentos serão utilizados ainda pelos alunos de graduação do CCA, como Agronomia, Veterinária e de outros campi como o de Floriano, que participam utilizando a estrutura, fazendo trabalho de pesquisa em níveis de mestrado e doutorado.