Desde segunda feira, todas as instituições de Ensino e Pesquisa, que utilizam o backbone da RNP como principal meio de acesso à Internet estão sendo afetadas por problemas no acesso internacional a rede mundial de computadores devido a falhas nos links de operadoras que fornecem esse serviço à RNP.
Em nota, publicada em seu site, a RNP dá mais informações a respeito do problema. Segue abaixo transcrição da nota publicada.
"PARALISAÇÃO
A RNP informa que está sem acesso à Internet comercial e acadêmica em função de uma dupla falha no acesso internacional em São Paulo. O enlace da operadora TIM estava indisponível e, por volta das 12h45 de hoje, o da Algar Telecom (CTBC) caiu também.
Com essa indisponibilidade da saída internacional, no momento, os usuários de instituições conectadas à rede Ipê (rede acadêmica brasileira) só conseguem acessar alguns sites hospedados no Brasil através de pontos de troca de tráfego nacionais.
A previsão de restabelecimento do serviço passada pela Algar por volta das 15h foi a padrão do sistema, de 4 horas.
Voltamos com um novo boletim em meia hora.
Atualizado em 10/1/13, às 18:30.
Acompanhe as informações a respeito do problema acessando os boletins publicados na página da RNP, através do endereço eletrônico http://www.rnp.br/