Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > HU-UFPI terá aparelho de radioterapia que permitirá cuidado integral do paciente oncológico
Início do conteúdo da página

HU-UFPI terá aparelho de radioterapia que permitirá cuidado integral do paciente oncológico

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), será uma das instituições que receberá um dos 140 aparelhos de radioterapia – Acelerador Linear de Partículas -, conforme informou, nesta sexta-feira (02), o Ministério da Saúde, que fará a distribuição dos equipamentos. 

Além do aparelho, denominado acelerador linear, o Ministério disponibilizará um bunker, estrutura onde o equipamento será instalado. “Com este acelerador linear, haverá no Piauí uma redução da fila de espera de pacientes com câncer que precisam passar por radioterapia”, explica o médico Eulálio Damásio, Gerente de Atenção à Saúde do HU-UFPI.

O equipamento será o primeiro a ser instalado em um hospital público do Piauí e permitirá o cuidado integral do paciente oncológico no HU, desde o diagnóstico até o tratamento em suas diferentes modalidades.

O oncologista André Sobral, Chefe da Divisão de Gestão de Cuidado do HU-UFPI, destaca que o equipamento será o primeiro aparelho de radioterapia em um hospital público do Piauí. “Isso permitirá o cuidado integral do paciente oncológico no Hospital Universitário, desde o diagnóstico até o tratamento em todas as suas modalidades: cirurgia, quimioterapia e radioterapia”, assinala.

A aquisição do Acelerador Linear de Partículas vem contemplar uma necessidade da área de saúde do Piauí. As tratativas se iniciaram em 2015, a partir de projeto de conciliação em Políticas Públicas desenvolvido pela Justiça Federal, que culminou, em maio de 2016, na instalação da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), local onde será instalado o aparelho. “É uma grande conquista da comunidade do HU-UFPI que luta para atingir um grau mais elevado de excelência na prestação de serviços assistenciais e acadêmicos”, analisa o Superintendente do Hospital, Prof. Dr. José Miguel Parente.

 Sobre a Ebserh

Desde abril de 2013, o HU-UFPI é filiado à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação que atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

 A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 39 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh. 

Fim do conteúdo da página