Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Docente da UFPI ministra seminário na Universidade Nacional de Singapura (NUS)

Docente da UFPI ministra seminário na Universidade Nacional de Singapura (NUS)

A Profa. Dra. Elaine Moura, do Departamento de Enfermagem, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), ministrou o seminário “Instrumento de Avaliação de Competência Técnica em Simulação: dos procedimentos teóricos a qualidade psicométrica da medida”, no último dia 31 de janeiro, na Universidade Nacional de Singapura (NUS).

O convite partiu da Diretora de Pesquisa do Centro Alice Lee para Estudos de Enfermagem da NUS, Profa. Dra. Violeta Lopes, oportunizado pela continuidade de contatos e reuniões para colaboração internacional na tradução e adaptação para a língua inglesa, do Instrumento desenvolvido pela Profa. Elaine Moura durante suas pesquisas de Doutorado e Pós-Doutorado. A Profa. Violeta Lopez é responsável pelo desenvolvimento curricular e implementação de práticas baseadas em evidências em várias instituições internacionais, a exemplo da NUS, da Universidade Nacional Australiana, Universidade Católica Australiana, Universidade Chinesa de Hong Kong e Universidade de Sydney.

O seminário foi direcionado aos alunos de pós-graduação, profissionais do Hospital Universitário de Singapura e professores do Centro de Enfermagem da NUS, na disciplina “Tópicos em Pesquisa e Educação para o Desenvolvimento da Enfermagem em Singapura”. Antes de começar a apresentação, a Profa. Elaine Moura mostrou slides com a localização do Brasil e do Piauí, informações gerais sobre a Universidade Federal do Piauí e o Departamento de Enfermagem.

seminário internacional.jpgProfa. Dra. Elaine Moura e Profa. Dra. Violeta Lopez, NUS, Singapura

Durante a aula foram discutidos o processo de elaboração e validação psicométrica do Instrumento, bem como sua aplicação durante a Estratégia de Simulação Avançada. Por fim, o seminário fortaleceu a possibilidade de colaboração, tendo em vista os valiosos resultados da psicométrica do instrumento educacional fornecidos pela Profa. Moura.