Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Começa pela UFPI plantio de mudas para reflorestamento da mata ciliar do Rio Poti

Trezentas mudas passaram a cobrir dois hectares de mata ciliar do Rio Poti, no trecho próximo ao Setor de Esportes da Universidade Federal do Piauí (UFPI). As mudas foram fixadas na manhã deste sábado (27) e marcam o início do reflorestamento da vegetação às margens do rio, que prevê plantio de 2700 mudas. A ação faz parte do projeto Margens Sustentáveis, liderada pela Rede Pense Piauí, em parceria com a UFPI, e que tem o objetivo de revitalizar as margens urbanas do Poti.

A reunião sobre o projeto aconteceu no Salão Nobre da Reitoria e contou com a presença do Reitor, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, da vice-reitora, Profa. Dra. Nadir do Nascimento Nogueira, do prefeito de Teresina, Firmino Filho, do Tenente Sonny do 2º BEC (Batalhão de Engenharia e Construção), do presidente da FADEX, Prof. Dr. Lívio César Cunha Nunes, do ex-diretor do setor de Esportes, Prof. Dr. Sergio Galan , 12º Grupo de Escoteiros Dom Severino e demais autoridades.

WhatsApp Image 2018-01-27 at 11.23.26.jpeg

Reitor, Prof. Dr. José Arimatéia discute com autoridades o projeto Margens Sustentáveis

Em sua fala, o Reitor se diz feliz por fazer parte do projeto de revitalização das margens do rio. “É a universidade cumprindo seu papel, contribuindo para a restauração dos danos causados ao meio ambiente pelo homem. Então, a Universidade Federal do Piauí tem contribuído muito em todos os aspectos, em todas as áreas e não poderia estar fora nesse momento. É um prazer estar recebendo todos aqui”, comenta Prof. José Arimatéia.

O prefeito Firmino Filho discorreu sobre a importância do Margens Sustentáveis para o desenvolvimento sócio sustentável. “Nós precisamos de um planeta verde. E não adianta nos preocuparmos com as grandes questões globais sem que a gente tenha um gesto concreto no nosso cotidiano, no nosso dia-a-dia, na nossa vizinhança. Então é basicamente isso que essa parceria está fazendo, que é a Universidade Federal, a Prefeitura e várias ONGs presentes. Estamos aqui de uma forma simbólica, através de um gesto concreto, mostrando nosso compromisso com o verde e com a cidade de Teresina”.

WhatsApp Image 2018-01-27 at 11.23.26 (1).jpeg

Reitor Prof. Dr. José Arimatéia e o Prefeito de Teresina, Firmino Filho

Após a limpeza da área, executada pelo Exército no mês de dezembro, o trecho de mata continuará a ganhar mudas de espécies selecionadas por engenheiros florestais, engenheiros agrônomos, botânicos e ambientalistas, eficazes no processo de reparação das margens. O projeto prevê a revitalização de uma área total de 14 hectares entre a Ponte da Primavera e Zoobotânico.

WhatsApp Image 2018-01-27 at 11.23.31.jpeg

Vice-Reitora, Profa. Dra. Nadir do Nascimento, junto ao Reitor Prof. Dr. José Arimatéia, o Prefeito de Teresina, Firmino Filho e o ex-diretor do setor de Esportes, Prof. Sergio Galan

Para ampliar as ações, há também a iniciativa que busca captar recursos junto a plataformas de financiamento coletivo pela internet para crescer os investimentos na revegetação das margens de rios urbanos como o Poti.

WhatsApp Image 2018-01-27 at 11.23.30.jpeg

Ação contou com a participação do 12º Grupo de Escoteiros Dom Severino

O que é mata ciliar e qual sua importância

As matas ciliares são um tipo de cobertura nativa que ocorrem ao longo das margens dos cursos d'água e no entorno das nascentes e reservatórios de água. São sistemas que regulam o escoamento de água, sedimentos, nutrientes e poluentes, protegendo o recurso hídrico.

Assista a reportagem na WEBTV UFPI:

WhatsApp Image 2018-01-30 at 18.10.25.jpeg

Confira mais fotos: