Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Docente da UFPI recebe título de Comendador pela Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí

O Prof. Dr. Antônio José Gomes, docente do Departamento de Fundamentos da Educação (DEFE), do Centro de Ciências da Educação (CCE), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), recebeu o título de Comendador, pela Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí, por seus valiosos serviços prestados à área de Educação.

IMG-20180126-WA0084.jpg

Prof. Dr. Antonio José Gomes durante cerimônia de entrega da Medalha do Mérito Renascença

A Ordem do Mérito Renascença do Piauí é a mais alta comenda do Estado. Criada em 1975 pelos intelectuais Armando Madeira Bastos e Arimatheia Tito Filho, que tiveram grande destaque na educação e cultura piauiense, a Ordem Renascença é destinada a personalidades e entidades nacionais e estrangeiras que tenham se tornado dignas da gratidão, admiração e reconhecimento por parte do povo e do Governo do Piauí.

Sobre o Prof. Dr. Antonio José Gomes:

Possui Curso de Graduação em Pedagogia-Licenciatura, com Habilitações em Orientação Educacional e em Administração Escolar, pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), concluídas respectivamente em julho de 1983 e em julho de 1984, Especializações em Planejamento Educacional e em Ensino, pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), finalizadas nos anos de 1985 e de 1989. Obteve o título de Mestre em Educação: História e Filosofia da Educação, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), em agosto de 1996 e, o título de Doutor em Educação: História e Filosofia da Educação, também pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), em maio de 2001. Atualmente é Professor Classe Associado, Nível 1, integrou e foi aposentado pelo Departamento de Fundamentos da Educação (DEFE), do Centro de Ciências da Educação "Prof. Mariano da Silva Neto" (CCE), da Universidade Federal do Piauí. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional e em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, política educacional, legislação do ensino, história da educação, história das instituições escolares, história do cooperativismo educacional no Brasil, pesquisa educacional e didática geral. Foi Coordenador Geral do Projeto de Extensão "Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio no Estado do Piauí" (PNFEM), no período de 16/1/2014 a 19/2/2016, realizado por força de pactuação entre Ministério da Educação (MEC), Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e Secretaria de Estado da Educação (SEDUC-PI). Atualmente compõe o Comitê Estadual como Coordenador de Gestão do "Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa" (PNAIC), Projeto financiado no Piauí pelo Ministério da Educação (MEC) e coordenado pela Secretaria de Estado da Educação (SEDUC-PI).