Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Curso de Enfermagem do CAFS é nota 5 no ENADE

Curso de Enfermagem do CAFS é nota 5 no ENADE

DSC_0310.jpg

O Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), abriga o Curso de Enfermagem, nota máxima no ENADE do ano de 2017. Floriano conta com Laboratórios tecnológicos e professores experientes para o desenvolvimento de atividades voltadas aos alunos, em especial aos de Enfermagem.

Segundo o coordenador do Curso, Prof. Dr. José Wicto Pereira Borges, e a subcoordenadora, Profa. Dra. Izabel Cristina Falcão Juvenal Barbosa, a pontuação é fruto de um grande esforço empenhado pelo corpo docente, das instâncias superiores, compostas pela direção do CAFS, no nome do Prof. Dr. Mauro Sérgio da Cruz, do Reitor, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes e dos alunos que o compõem o curso. “Na realidade é um conjunto de fatores envolvidos, não são só os discentes ou os docentes, mas o próprio serviço de saúde do município, a parte administrativa, a coordenação de enfermagem, todos trabalharam em prol para que o curso viesse a obter essa nota”, declara Profa. Izabel.

DSC_0044.jpg

Coordenador do Curso de Enfermagem, Prof. Dr. José Victor Borges

Prof. José Wicto aponta que na última avaliação do MEC, o curso havia recebido nota 4. Este foi o elemento motivador para que se realizasse uma mudança efetiva na estrutura física e acadêmica do campus. Seguindo as recomendações do órgão avaliador, a Coordenação de Enfermagem reuniu esforços para a construção de Laboratórios e criação de parcerias, com o intuito de atender às demandas dos discentes. Assim, a Universidade adquiriu equipamentos modernos, como o Simulador de Alta Fidelidade, boneco inteligente, que simula um paciente numa unidade de terapia intensiva e teve como ponto chave a consolidação da cadeira de professores. De acordo com o Prof. Borges, havia uma grande rotatividade dos membros docentes, por conta do campus se encontrar distante da capital.

DSC_0328.jpg

Profa. Dra. Izabel, explica o funcionamento do Laboratório de Simulação Avançada em Enfermagem

O Curso de Enfermagem passou a oferecer atendimento nos âmbitos da saúde da mulher, com exames preventivos, e saúde da criança, dentro dos laboratórios. “A finalidade principal do laboratório é fazer uma simulação. Você pode notar que o ambiente se parece com um consultório de enfermagem, como se fosse um posto de saúde. Desenvolvemos atividades com os alunos, primeiramente com os simuladores e depois com a própria comunidade”, afima Profa. Izabel. Nos dias 11 a 15 de dezembro, os professores do Departamento, receberão treinamento para manusear o simulador de alta fidelidade.

“Na disciplina de Saúde da Mulher, realizamos exames ginecológicos, como o Papanicolau e a prevenção do câncer de mama. Nas demais matérias, é feita a puericultura. Nas disciplinas da criança e do adolescente, são atendidas pessoas, que não conseguem vaga nos postos de saúde. Ao invés da enfermeira atender na unidade básica, os pacientes são encaminhadas para cá, onde fazem consultas com os alunos, enquanto as professoras supervisionam”, conclui.

DSC_0284.jpg

Profa. Izabel discorre sobre os atendimentos à comunidade, fornecidos pelo Curso de Enfermagem

A UFPI de Floriano possui um dos melhores aparatos estruturais do país nesse quesito, e está mais que apto ao ensino superior de qualidade. “Convido a todos que tenham interesse em cursar enfermagem e serem bons enfermeiros. Que venham estudar conosco. Nós estamos de braços abertos para recebê-los. O curso tem uma ótima estrutura, que vai melhorar ainda mais ao longo do tempo e os professores estão bem ansiosos pela recepção de novos alunos, para acolhê-los e ensiná-los. Eles encontrarão professores com uma boa formação acadêmica, um bom espaço de estudo e um ambiente agradável e bem conservado, que é o Campus Amílcar Ferreira Sobral da UFPI”, ressalta o Prof. José Wicto.

DSC_0344.jpg