Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Estudante da rede pública formada em Harvard visita a UFPI

Estudante da rede pública formada em Harvard visita a UFPI

tabata 1.jpg

Na manhã desta quarta-feira, dia 6, a Reitoria da Universidade Federal do Piauí (UFPI ) recebeu a visita de Tabata Amaral, graduada em políticas públicas e astrofísica pela Universidade de Harvard – EUA. Filha de nordestinos, Tabata é natural de São Paulo e tem 24 anos. Estudou a vida inteira em escolas públicas da periferia paulista até conquistar uma bolsa para se graduar em uma das melhores universidades americanas.

tabata e reitor.jpg

Tabata Amaral e o Reitor da UFPI José Arimatéia Dantas

Tabata veio à Universidade a convite do Reitor José de Arimateria Dantas Lopes, quem a jovem conheceu nas oportunidades que integrou olimpíadas de química. Na UFPI, além do Reitor, Tabata esteve reunida com a Vice-Reitora Professora Nadir do Nascimento Nogueira, pró-reitores, coordenadores de cursos, docentes e trabalhadores na área da Educação no cenário local. Na visita, Tabata veio conversar sobre os esforços encampados por ela em defesa do ensino público de qualidade.

tabata nadir.jpg

Tabata Amaral e a vice-reitora Nadir Nogueira

Tabata é envolvida em campanhas em defesa da educação pública de qualidade. Desde que voltou dos Estados Unidos, está envolvida em um projeto social, o Mapa Educação, que busca despertar nos jovens mobilização para que a educação seja prioridade no debate político. Na reunião, deu um exemplo do trabalho que está realizando por meio do projeto.

A preocupação da jovem está voltada à manutenção da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), que, segundo Tabata, corre o risco de não acontecer em razão da contenção de despesas no Ministério da Ciência e Tecnologia, que estaria avaliando a possibilidade de cortar o repasse de verbas à instituição realizadora da competição.

TABATA AMARAL-7.jpg

Tabata em entrevista para a Superintendencia de Comunicação da UFPI

“ Em 2018, estamos diante da possiblidade real de não realização da Opmep pela primeira vez desde 2005. O que estamos fazendo com o Mapa Educação é promovendo uma campanha de conscientização para mostrar a importância da OBMEP. A Olimpíada é uma das poucas políticas públicas do País que conseguiu sobreviver à mudança de governos, e há estudos que mostram o impacto que ela tem. Uma escola bem envolvida na OBMEP tem um impacto de um ano e meio de aprendizado na vida de seus alunos. É uma política pública que custa três reais por aluno!”, destacou Tabata.

tabata geral.jpg