Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Brinquedoteca da UFPI promove atividades voltadas para a comunidade

Brinquedoteca da UFPI promove atividades voltadas para a comunidade

WhatsApp Image 2017 12 05 at 16.19.50

O ato de brincar auxilia no desenvolvimento da criança e constitui um momento de lazer. O Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS), da Universidade Federal do Piauí, possui um lugar dedicado à recreação, pesquisa e extensão: a brinquedoteca.

Em maio de 2016, o espaço foi aberto ao público, consistindo na visitação e realização de atividades voltadas à saúde da criança e educação. A Brinquedoteca do CAFS é composta por uma equipe multidisciplinar, formada pela psicopedagoga Profa. Me. Mônica Albuquerque, do Curso de Licenciatura da Educação no Campo (LEDOC); Profa. Me. Jardeline Correia, do Curso de Enfermagem; pela psicóloga, Profa. Dra. Carla Andréa, coordenadora do Curso de Pedagogia e pela pedagoga, Profa. Dra. Marilde Chaves dos Santos, curadora do espaço.

Segundo a Profa. Marilde, a atual brinquedoteca é um projeto de 2012, do Prof. Fausto Negreiros. Em 2014, o retorno da brinquedoteca foi despertado pelo interesse de seus alunos em prorrogar as atividades desdobradas nas disciplinas do Curso de Pedagogia (CP) e nas APAES do município. “Percebemos a importância de se ter a brinquedoteca, porque a sociedade hoje não permite que brinquemos. Roubou nosso tempo. Tanto os adultos, como as crianças, estão sobrecarregados”, afirma a docente.

Um contraponto para a questão pode estar na criação de espaços com interação social, diversidade, apreciação da linguagem e o despertar da criatividade. “Nós encontramos brinquedotecas em shoppings, nas comunidades, em clínicas, em consultórios, até em supermercado já tivemos notícias. Se esses locais já perceberam a importância de ter uma brinquedoteca, imagine em uma universidade. Aqui ela adquire um caráter mais específico, porque além de permitir que as crianças brinquem, que se efetive esse direito à brincadeira, aqui também é um espaço de formação acadêmica. Sendo assim, tanto permitimos que as crianças brinquem, como também desenvolvemos estudos e pesquisas”, Profa. Marilde complementa.

WhatsApp Image 2017-12-20 at 17.44.07.jpeg

Profa. Dra. Marilde Chaves dos Santos, curadora do espaço

A coordenadora do CP, Profa. Carla Andréa, também observa os aspectos positivos da multidisciplinaridade do local, além do fomento à pesquisa na Universidade. “Nós estamos vivenciando, agora, essa característica extensionista da brinquedoteca, porque nós conseguimos não só ser um espaço, no qual os alunos vêm e iniciam algum tipo de prática, mas também temos um contato com a comunidade, não só quando ela vem até nós, como quando nós vamos até ela. Temos tentado organizar um processo de formação, ou seja, os nossos voluntários já passaram por minicursos, palestras. Nós trabalhamos essa questão do brinquedista, dos elementos do brincar, das questões relacionadas ao direito de brincar. Aos poucos fazemos uma integração com outras áreas, ou seja, da brinquedoteca como um espaço onde um aluno de pedagogia ou um aluno de licenciatura vai poder ter um tipo de contato com um saber mais interativo”, explica.

DSC_0163.jpg

Profa. Dra. Carla Andréa, coordenadora do Curso de Pedagogia/CAFS

A brinquedoteca do CAFS possui um recinto de leitura, das mídias, com televisão e videocassete, teatro e o cantinho da sucatoteca, onde são produzidos brinquedos de sucata. Além do trabalho interno, há o de itinerância, quando os materiais, corpo docente e monitores são deslocados para as APAEs, aos hospitais e às escolas de educação básica.

“Tem sido muito prazeroso trabalhar aqui, porque é um lugar que também nos divertimos, nos tornamos crianças, pois saímos do formalismo da sala de aula, da rigidez, do estresse causado pelas múltiplas atribuições”, relata a coordenadora da brinquedoteca.

DSC_0190.jpg

Monitores desenvolvem atividades lúdicas com apresentações teatrais ao contar estórias

Confira a reportagem:

brinqplayer.jpg