Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > NUEPES promove 1º Encontro Presencial do Curso de Pós-Graduação em Saúde da Família e Comunidade

DSC_0062.jpg

O Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Permanente para o SUS (NUEPES) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizou na manhã desta terça-feira (04), no Cine Teatro, o 1º Encontro Presencial do Curso de Pós-Graduação em Saúde da Família e Comunidade. A finalidade do evento foi dar boas vindas aos novos alunos e apresentar a didática do curso, a fim de familiarizar estes alunos com a metodologia de ensino de formação e de educação permanente dos agentes envolvidos com Sistema Único de Saúde (SUS).

AULA INAUGURAL ESPECIALIZAÇÃO (3).JPG

Estiveram presentes na cerimônia de abertura, a Profa. Dra. Lis Cardoso Marinho Medeiros, co-anfitriã do evento e coordenadora  do Curso de Pós-Graduação em Saúde da Família e Comunidade; o Coordenador do NUEPES – Desembargador  Francisco Meton Marques; Representando a Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação, Adm. Samile Moreira; a Coord. Polo Alegrete e Representante dos demais polos EAD/NUEPES, Jessika O’hara Correa de Alencar Martins; a Coordenadora da Organização Pan-americana de Saúde Opas no Piauí, Reina Margarita Dominguez Blanco, e o prof. Dr. José Francisco de Nogueira Paranaguá, ministrante da aula inaugural.

AULA INAUGURAL ESPECIALIZAÇÃO (2).JPG

Segundo a Profa. Dra. Lis Cardoso Marinho Medeiros, anfitriã do evento e coordenadora do Curso, o 1º Encontro tem característica obrigatória e eliminatória para os classificado/convocado do Programa. Além disso, a professora deixou uma mensagem de otimismo aos novos alunos. “Nós tivemos a alegria de ter a disponibilidade do prof. Dr. José Francisco de Nogueira Paranaguá ministrar a aula, pois ele é uma pessoa que participou do nascer do SUS. Gostaria de complementar e direcionar minha fala para os alunos. Nós temos que superar muitos obstáculos e dificuldades para chegar aonde chegou. Espero que vocês se esforcem e façam um bom curso, pois toda equipe tem um zelo e dar sempre o melhor”, explica.

AULA INAUGURAL ESPECIALIZAÇÃO (7).JPG

O Coordenador do NUEPES, Desembargador Francisco Meton Marques  explica que o NUEPES em conjunto com a Universidade Federal do Piauí e Ministério da Saúde e  seus agentes especializados tem um papel fundamental em difundir conhecimento e qualificar sua população. “Esta Jornada de preparação curricular tem o objetivo de proporcionar a melhoria no serviço público para comunidade e o Piauí vem marcando seu espaço nessa prestação de serviços de saúde e de educação. Esperamos manter nossa sequência de qualificação nessas áreas e em outras, vamos avançar. Sejam bem vindos e estejamos juntos”.

AULA INAUGURAL ESPECIALIZAÇÃO (4).JPG

A profa. Adjunta da Disciplina de Ginecologia da Universidade Federal do Piauí, Gerente de Ensino e Pesquisa do Hospital Universitário da Federal do Piauí, Marta Alves Rosal, em seu pronunciamento fala do Papel da qualificação profissional da Atenção Primaria do  Programa Saúde da Família e comunidade.  “A qualificação dessa equipe multiprofissional que atua na estrutura da estratégia saúde da família é de extrema importância para que o Sistema Único de Saúde esteja funcionando e para conquista de indicadores positivos na saúde da população”.

AULA INAUGURAL ESPECIALIZAÇÃO (8).JPG

Aula inaugural

AULA INAUGURAL ESPECIALIZAÇÃO (12).JPG

Durante a abertura do 1º Encontro Presencial do Curso de Pós-Graduação em Saúde da Família e Comunidade, o prof. Dr. José Francisco de Nogueira Paranaguá, ministrou a aula inaugural “Saúde da Família: estratégias na construção do SUS”.

Em sua fala, José Paranaguá explicou que o Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos maiores sistemas público de saúde do mundo. “O SUS foi instituído, em 1988 pela Constituição Federal Brasileira, para atender vários brasileiros. O sistema abrange desde o simples atendimento ambulatorial até o transplante de órgãos, garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população brasileira”.

Além do SUS, o professor indicou outras redes de apoio ao SUS, como a Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS) que tem o objetivo de criar condições para o funcionamento de uma rede colaborativa de instituições acadêmicas, serviços de saúde e gestão do SUS, para atender as necessidades de formação e educação permanente do SUS. Residências Multiprofissionais e redes de atenção à saúde.