Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Curso de Serviço Social realiza atividade em alusão a campanha Dezembro Vermelho de combate a Aids

IMG 0027Estudantes recebendo orientação no Hall do CCHL

O Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), recebeu na manhã de hoje (04), uma atividade em alusão a campanha “Dezembro Vermelho” de combate a Aids e outras DST’s

IMG 9987Preservativos femininos para distribuição.

O Dia Mundial de Combate a Aids (01 de dezembro) inspirou a ação de aconselhamento e testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites B e C, que surgiu a partir do conteúdo da disciplina Política Social II, do Curso de Serviço Social, ministrada pela Profa. Dra. Iolanda Carvalho Fontenele, com apoio da mestranda Laisla Shirley Rodrigues Maranhão.

O conteúdo da disciplina versava a realização de uma atividade que atendesse a comunidade acadêmica, com isso, foi elaborada uma rápida pesquisa de público, que constatou a vulnerabilidade dos estudantes, por estarem próximo aos grupos de maiores riscos de contrair uma DST, os jovens entre 25 a 39 anos.

IMG 0021Estudante fazendo a coleta de sangue para o teste rápido

O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) em DST/Aids do Piauí foi convidado para a atividade, onde realizou os testes e distribuiu preservativos. Pois nessas ocasiões, a instituição procura captar grupos específicos e também divulgar os trabalhos de combate a Aids.

IMG 0008Mestranda de Políticas Públicas, Laisla Maranhão.

Laisla Maranhão, aluna do Mestrado de Políticas Públicas, comenta que utilizaram as redes sociais para difundir a campanha. “Para enfatizar o Dezembro Vermelho foi realizada uma rápida divulgação nas redes sociais, esperando a participação do público externo”, explica Laisla Maranhão. Quando houver diagnostico positivo, após a realização dos testes, o CTA fará o acompanhamento dos casos. Ela destaca que “a intenção de atender esse público é fazer um alerta sobre algumas das doenças que mais matam no mundo”, finaliza.

IMG 9997Estudante de Serviço Social, José Renan

José Renan, aluno da disciplina Política Social II, comenta que a atividade “tem um caráter interventivo, que é uma dimensão muito importante em nossa atuação profissional”. Ele é enfático ao dizer “acredito que irá contribuir muito na vida dos acadêmicos e da população, pelos grandes índices de incidência das DST’s, principalmente, entre os jovens e a população idosa”, conclui.

Saiba mais:

O Centro de Testagem e Aconselhamento Estadual funciona na Rua 24 de Janeiro, 124/N, edifício Teresa Cristina, 2º andar- esquina com a Álvaro Mendes. Telefones: 3216-2046 / 3216-2048.