Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Colégio Técnico de Bom Jesus realizou I Workshop de Robótica

Colégio Técnico de Bom Jesus realizou I Workshop de Robótica

workshop 1.jpg

Auditório do CTBJ na palestra de abertura do evento

Primeiro evento de robótica do sul do Piauí, o I Workshop de Robótica do Colégio Técnico de Bom Jesus (I WRCTBJ) foi realizado nos dias 23 e 24 de novembro de 2017. A atividade foi também o primeiro evento do Curso Técnico em Informática do CTBJ. Houve exposição de trabalhos, minicursos e competições, além de jogos para diversão e desafio aos visitantes.

“Chinês”, um dos robôs utilizados nos desafios do WRCTBJ

O evento foi organizado pelos alunos da disciplina de Empreendedorismo, do Curso Técnico em Informática do CTBJ, sob a coordenação do Prof. Allan Jheyson Ramos Gonçalves. Na abertura do evento, foi realizada uma palestra sobre Visão Computacional e Robótica, com ministração do professor Felipe Gonçalves, docente do Instituto Federal do Piauí ( IFPI).

Participaram do evento alunos, professores do CTBJ e de outras instituições de ensino, bem como pessoas da comunidade em geral. A proposta do evento foi disseminar o conhecimento e apresentar ao público um pouco do que é produzido pelo Colégio Técnico de Bom Jesus.

palestra robotica 2.jpg

Alunos do IFPI de Corrrente – PI apresentado seus trabalhos no WRCTBJ

A iniciativa para realização do workshop partiu do Prof. Allan Jheyson, envolvido com a robótica desde sua chegada ao CTBJ. Outros eventos na área da robótica já foram realizados. No primeiro semestre de 2017, foi ministrado um Curso de Extensão em Robótica, capacitando 25 alunos para as atividades da área. No segundo semestre, alunos do colégio participaram e conquistaram alguns prêmios em eventos de robótica no Piauí, com destaque para a etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica, em Parnaíba – PI.

Durante o I WRCTBJ ocorreram duas modalidades de competição de robôs (Seguidor de Linha e Percurso com Obstáculos), ambas vencidas pelo aluno Lucas Oliveira, do IV Módulo do Curso Técnico em Informática do CTBJ. A ideia é incentivar cada vez mais os alunos para que estas iniciativas sejam constantes, pois além do envolvimento do discente com seus trabalhos, há também uma melhora na relação do aluno com o colégio e a facilidade em algumas disciplinas, como a matemática, por exemplo.

workshop 3.jpg

Lucas, campeão das competições de Robô Seguidor de Linha e Percurso com Obstáculos

A realização do workshop foi possível graças ao apoio recebido de diversas empresas, bem como do diretor do CTBJ, Raimundo Falcão Neto, que desde o início das atividades de robótica ajudou a promover o conhecimento e a aproveitar melhor a capacidade dos alunos.