Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Laboratório do Colégio Técnico de Floriano incentiva produções textuais e debates

DSC 0409

A arte da literatura, música, oralidade e cinema estão sempre em pauta no Laboratório de Leitura e Produção Textual do Colégio Técnico de Floriano, no Campus Amílcar Ferreira Sobral. Lá, jovens dos Cursos Técnicos de Agropecuária e Informática podem aprender e desenvolver habilidades, com o auxílio do Prof. Dr. Ribamar Jr.

São seis projetos que contemplam o corpo estudantil desde 2011: leitura e produção textual, com a Revista Cais Cultural; a Rádio TEC com a biblioteca setorial; projetos culturais, como o Som do Intervalo, agora Quarta Aumentada; programas de extensão e iniciação científica.

Tudo começou, segundo o Prof. Ribamar, a partir da tentativa de compreender e cultivar formas de aproximar o aluno à leitura e à escrita. Uma tarefa foi lançada: a realização de um tutorial em vídeo, em uma época, na qual o YouTube manifestava seus primeiros passos. Os discentes surpreenderam e continuam a aperfeiçoar seus talentos. A rádio, por exemplo, auxilia no desenvolvimento da oralidade com o Programa Polêmicas em Debate. “Temos projetos de iniciação científica, projeto de extensão e projetos culturais. O laboratório entende que não é só leitura e escrita, mas ele perpassa pelos outros espaços também, como a arte, teatro e música. Nós temos tudo isso aqui”, comenta o professor.

DSC 0438

Prof. Ribamar Jr. discorre sobre os projetos e premiações do Laboratório de Leitura Produção Textual

Para a realização das atividades desempenhadas, o Laboratório possui parceria com o Projeto Redigir, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), sob os cuidados da professora Carla Cascarelli. A editora de São Paulo, Parábola Editorial, atua no investimento de livros da área de Política e Cultura; e a Superintendência de Comunicação tem contribuído com a impressão da Revista Cais Cultural. “A diagramação eu faço em Teresina com o Romano. É ele, na realidade, que cuida da identidade visual do laboratório. Os textos são produzidos pelos alunos”, explica o docente.

A estudante de 17 anos, do 3º ano do Curso Técnico em Agropecuária, Iza Kelly Ribeiro, já possui um projeto de extensão no PIBIC, sobre História e Cinema. O contato com o laboratório, durante os primeiros meses na Instituição despertou seu interesse pela pesquisa, o gosto pela leitura e pelo debate. “Quando entramos na escola, o professor Ribamar logo nos apresenta o trabalho chamado Leitura em Cena, no qual ele tenta incentivar os alunos a aprender e a gostar de ler”, declara. Os discentes produzem uma apresentação artística sobre um livro para outros estudantes. Em seguida, têm o desafio de atuar na programação Polêmicas em Debate, da RádioTEC, no Laboratório. “Nós aprendemos a ter uma visão melhor do mundo, a defender os nossos pontos, a criar nossa própria mentalidade”, acrescenta Iza. Por fim, os alunos passam pela produção de matérias para a Revista Cais Cultural, que revolve à memória da arte e da cultura.

DSC 0425

A estudante Iza Kelly leva ensinamentos para além da escola

“Eu tinha uma mentalidade muito pequena, era uma pessoa cheia de preceitos e ideologias, pelo fato de ter sido criada por uma família, de certa forma, machista e religiosa. Quando eu entrei, duvidava de alguns pontos de defesa, que sempre feriam o direito do outro, a religião do outro, a questão da sexualidade. Hoje eu penso diferente”, conta Iza, cheia de sonhos para o futuro.

DSC 0408