Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > II Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFPI

II Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFPI

SEMINÁRIO PPGCOM (4).JPG

Na tarde da última quarta-feira, 29 de novembro, foi dado início ao II Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), com apresentações de pesquisas, em sua maioria desenvolvida por mestrandos e graduandos nos grupos de trabalho.

O evento tem por objetivo proporcionar visibilidade às pesquisas das Linhas de Pesquisa Processos e Práticas em Jornalismo e Mídia e Produção de Subjetividade do PPGCOM, coordenado pela Profa. Dra. Lívia Fernanda Nery da Silva, Profa. Dra. Monalisa Pontes Xavier e pela coordenadora do PPGCOM, Profa. Dra. Nilsângela Cardoso Lima.

Para contemplar os participantes do evento, foram convidados, como conferencistas, grandes nomes da Comunicação, como o Prof. Dr. Walter Menon, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e o Prof. Dr. Antônio Fausto Neto, da UNISINOS.

Durante o segundo dia (30), foram realizados debates em duas mesas-redondas: Desafios da pós-graduação: ética e financiamento; e Pesquisa, processos comunicacionais e práticas jornalísticas. A primeira foi composta pela Profa. Dra. Regina Lúcia Ferreira Gomes, Pró-Reitora de Pós-Graduação (PRPG); Prof. Dr. Herbert de Sousa Barbosa, coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa (PROPESQ), mediado pela Profa. Dra. Nilsângela. Na segunda mesa, a Profa. Dra. Lívia Nery, mediou a discussão bem-humorada  com a Profa. Dra. Ana Regina Rego, Coordenadora no Núcleo de Pesquisa em Jornalismo e Comunicação (NUJOC) e Diretora de Relações Internacionais; e o Prof. Dr. Paulo Fernandes Lopes, Coordenador do Grupo de Pesquisa Jornalismo e Discursos (JORDIS) e Diretor da Rádio Universitária.

"O nosso objetivo era criar as discussões e publicizar os trabalhos tanto na área da pós-graduação como na da graduação. Tivemos 38 trabalhos inscritos, sendo 34 aprovados. Em relação aos inscritos, tivemos 70 inscritos, contando com os proponentes de trabalho. Então houve uma grande movimentação nesse sentido. Também estamos recebendo professores de diversas instituições do Brasil, como as Universidades Federais do Paraná, Ceará e Pernambuco, por exemplo, fora os professores do PPGCOM, algumas autoridades como a Pró-Reitora e o professor do Comitê de Ética. Então, para mim esse evento supriu bastante as expectativas", afirma a professora Nilsângela.

SEMINÁRIO PPGCOM (17).JPG

Profa. Dra. Nilsângela Cardoso, coordenadora do PPGCOM

Durante a manhã, a discussão girou em torno das possibilidades em pesquisa que a UFPI oferece, assim como os núcleos de estudo, e a importância da formação de vínculos com instituições estrangeiras para o enriquecimento desses programas.

"Acho importantíssimos os eventos desse tipo, porque mostram para nós, estudantes de graduação, um lado que ainda pouco conhecemos, a pesquisa e a pós-graduação. As palestras, os grupos de trabalho, mesas redondas, tudo contribuiu para que eu me interessasse em novos autores e novos assuntos", declarou a estudante Stefanne O'hana.

SEMINÁRIO PPGCOM (30).JPG

Profa. Dra. Ana Regina, Profa. Dra. Lívia Nery, Prof. Dr. Paulo Fernandes e a Profa. Me. Thamyres Sousa durante debate

A última mesa de debate, contou com a presença dos palestrantes, Prof. Dr. Alfredo Vizeu (UFPE), Prof. Dr. Michael Stricklin, da Universidade de Nebraska Lincoln, e Prof. Dr. Rafael Rodrigues da Costa (UFC).

II SEMINÁRIO PPGCOM (18).JPG

Prof. Dr. Michael Stricklin

À noite ocorrerá a conferência de encerramento: Questões metodológicas da pesquisa em comunicação no cenário da midiatização, com o Prof. Dr. Fausto Neto.

Confira mais fotos:

SEMINÁRIO PPGCOM (11).JPG