Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Solenidade de abertura da 2ª turma do Mestrado Profissional em Saúde da Família

Solenidade de abertura da 2ª turma do Mestrado Profissional em Saúde da Família

MESTRADO PROFISSIONAL SAÚDE DA FAMÍLIA UFPI 2

Solenidade de abertura da 2° turma do Mestrado Profissional em Saúde da Família

Foi realizada na manhã desta quinta-feira (30), no Auditório do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí (UFPI), a solenidade de abertura da 2ª Turma do Mestrado Profissional em Saúde da Família (MPSF).

O MPSF é um curso oferecido pela Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (RENASF) e Fiocruz em parceria com nove instituições de ensino superior do Nordeste. Na UFPI, o curso é coordenado pela Profa. Dra. Claudete Ferreira de Souza Monteiro. Nesta segunda turma, conta com 20 alunos aprovados por seleção pública. Todos os mestrandos são profissionais que fazem parte da Estratégia Saúde da Família de 12 municípios do estado do Piauí.

MESTRADO PROFISSIONAL SAÚDE DA FAMÍLIA UFPI 1

Banca formada pelo Prof. Dr. Viriato Campelo; Profa. Dra. Silvana Santiago da Rocha; Smithanny Barros da Silva; Profa. Dra. Nadir Nogueira; Prof. Dr. João Batista Lopes; Profa. Dra. adriana Paiva; e a Profa. Dra. Claudete Ferreira de Souza Monteiro

Estiveram presentes na cerimônia, a Vice-Reitora da Universidade, Profa. Dra. Nadir Nogueira, em exercício da reitoria; a Coordenadora do Mestrado em Saúde da Família, Profa. Dra. Claudete Ferreira de Souza Monteiro; a representante da Fundação Municipal de saúde, Smithanny Barros da Silva; o Coordenador de Pesquisa, Prof. Dr. João Batista Lopes; o Diretor do Centro de Ciências da Saúde, Prof. Dr. Viriato Campelo; a Pró-Reitora de Assuntos Estudantis, Profa. Dra. Adriana Paiva; e a Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Enfermagem, Profa. Dra. Silvana Santiago da Rocha.

MESTRADO PROFISSIONAL SAÚDE DA FAMÍLIA UFPI 3

Profa. Dra. Claudete Ferreira de Souza Monteiro, Coordenadora do Mestrado Profissional em Saúde da Família

Com a palavra, a Coordenadora do Mestrado Profissional em Saúde da Família, Profa. Dra. Claudete Ferreira de Souza Monteiro, relatou o sucesso da primeira turma o objetivo do curso. “Tivemos uma grande receptividade da primeira turma. Agora, esperamos que esse trabalho, aqui desenvolvido, seja muito bem aproveitado na sua prática profissional na estratégia da saúde da família”, e acrescentou dizendo, “O nosso mestrado trabalha com a metodologia ativa, portanto, entende-se que o conhecimento se faz pela busca do próprio conhecimento pelo sujeito”, relatou.

O Mestrado Profissional em Saúde da Família tem como prioridade fortalecer a formação científica desses profissionais de saúde, incentivando o uso do método científico e de evidências para a tomada de decisões e para a gestão do processo de trabalho e do cuidado e ainda fortalecer as atividades de produção do conhecimento e ensino da Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (Renasf). O curso é modulado e dinâmico, funcionando apenas de quinze em quinze dias e conta com carga horária de 960 horas. Até a turma passada, o curso contava com o financiamento do Ministério da Saúde, mas devido às condições em que se encontra o país neste momento, este recurso ainda não foi renovado. Entretanto, a Coordenação garante que fará o possível para a qualidade do serviço não cair. A expectativa é que os mestrandos possam, durante esse processo, descobrir, desconstruir e reconstruir o conhecimento aplicado na prática cotidiana.

MESTRADO PROFISSIONAL SAÚDE DA FAMÍLIA UFPI 9

Prof. Dr. Viriato Campelo, Diretor do centro de Ciências da Saúde

Em sua fala, o Diretor do Centro de Ciências da Saúde, Prof. Dr. Viriato Campelo, enfatizou a grande procura de profissionais pelo curso. “Concorreram 150 pessoas, porém, passaram os melhores. Isso mostra a grande procura de profissionais pela qualificação. Nesse momento, nós precisamos consolidar a pós-graduação na UFPI, considerando que ela já consolidou sua parte administrativa, a graduação e, agora, é trabalhar para consolidar a pós-graduação”, disse.

MESTRADO PROFISSIONAL SAÚDE DA FAMÍLIA UFPI 10

Vice-Reitora, Profa. Dra. Nadir Nogueira

A Vice-Reitoria, Profa. Dra. Nadir Nogueira, saudou o corpo docente que teve de se capacitar para acompanhar a metodologia proposta pelo curso. “Junto com essa proposta, vieram muitos desafios. Os professores tiveram que se capacitar para se adequarem ao padrão Fiocruz”, disse, acrescentando, com muita felicidade, que o programa subiu para o conceito 4. “Isso mostra a competência dos nossos alunos e o compromisso dos nossos professores que estão de parabéns pelo sucesso. A busca agora é pelo doutorado dentro dessa área, considerando que agora temos um grande número de egressos expressivos e uma demanda reprimida necessária para sua qualificação”, concluiu.

MESTRADO PROFISSIONAL SAÚDE DA FAMÍLIA UFPI 12

Palestrante Prof. Dr. Fábio Solon Tajra

A aula inaugural foi proferida pelo Prof. Dr. Fábio Solon Tajra, do Departamento de Medicina Comunitária da UFPI, com o título “Saúde da Família e Comunidade em Movimento”.