Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Abertura do IX Seminário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação

Abertura do IX Seminário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação

aaaaaaaaaaaa

Motivar a inserção dos estudantes universitários no campo da pesquisa científica. Com esse objetivo, aconteceu na manhã desta quarta-feira (29), no Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí (UFPI), a abertura do IV Seminário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (SDTI). O evento, que é um projeto que envolve toda a comunidade acadêmica, tem por finalidade dar alicerce ao desenvolvimento de trabalhos apresentados no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI).

Na ocasião, estiveram presentes a Vice-Reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir Nogueira; o Pró-Reitor de Pesquisa, Prof. Dr. João Xavier da Cruz Neto; a Coordenadora do evento, Profa. Dra. Maria Rita de Moraes Chaves Santos; o Coordenador de Pesquisa, Prof. Dr. João Batista Lopes e; o palestrante da abertura do evento, Prof. Dr. André Inácio Reis.

Com a palavra, a Profa. Dra. Nadir Nogueira agradeceu a colaboração do Prof. Dr. André Inácio Reis nessa grande discussão da inovação tecnológica. “Cumprimento o professor André Reis que veio de tão longe falar sobre um tema que até 2008 era uma coisa um pouquinho distante para nós”, disse.

IX SDTI NADIR

Profa. Dra. Nadir Nogueira durante realização do evento

Com o tema “Patentes e Registros de Softwares: visão geral e uso por startups”, a palestra de abertura foi ministrada pelo Prof. Dr. André Inácio Reis, graduado em Engenharia Elétrica e Mestre em Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Doutor em Sistemas Automáticos e Microeletrônicos pela Universite Mantpellier II, na França.

André

Prof. Dr. André Inácio Reis ministrando a palestra “Patentes e Registros de Softwares: visão geral e uso por startups”

Em sua fala, a Coordenadora de Inovação Tecnológica, Profa. Dra. Maria Rita Morais Chaves Santos, agradeceu a presença dos professores e alunos presentes na cerimônia e parabenizou os envolvidos no projeto. “Esse evento é o resultado dos projetos de 2016/2017. Queremos parabenizar alunos e professores pelo crescimento. Nós não estamos apenas aprendendo, mas também desenvolvendo tecnologia conforme as exigências para a comercialização“, disse.

Maria Rita

O Seminário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (SDTI) configura-se como um grande evento de ciência, tecnologia e inovação. A cerimônia tem espaço garantido na agenda de eventos científicos da Universidade. É uma realização da Universidade Federal do Piauí, por meio do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NINTEC), e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Confira aqui a programação completa do evento.