Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Abertura do III Workshop Piauí Solar e II Seminário de Pesquisa em Energia Solar
Início do conteúdo da página

Abertura do III Workshop Piauí Solar e II Seminário de Pesquisa em Energia Solar

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17
piaui solar2
 
Aconteceu na manhã desta terça-feira  (28), no auditório do Colégio Técnico de Teresina (CTT), a solenidade de abertura do III Workshop Piauí Solar e o II Seminário de Pesquisa em Energia Solar da Universidade Federal do Piauí. O evento é promovido pelo Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Energia Solar, em parceria com a Universidade Federal do Piauí (UFPI), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) e o Instituto Piauí Solar.
 
O objetivo do III Workshop Piauí Solar é reunir especialistas e profissionais de empresas, governo e instituições de pesquisa para debater estratégias para consolidar o uso de energia solar fotovoltaica no Piauí. A parte científica acontece por meio do II Seminário de Pesquisa e Energia Solar do Piauí, quando alunos e professores divulgarão os trabalhos que estão sendo realizados nos centros de pesquisa.
marcos lira
 
Prof. Dr. Marcos Antônio Tavares Lira, um dos organizadores do evento
 
Segundo o Prof. Dr. Marcos Antônio Tavares Lira, da comissão organizadora, o evento conta com representantes da Eletrobras Piauí para atualizar os dados sobre a quantidade de sistemas de energia solar que temos no estado. "Estamos trazendo palestrantes do contexto nacional e internacional, como o presidente da Associação Brasileira em Energia Solar (Absolar) que vai contextualizar um pouco sobre esse cenário do uso de energia solar no Brasil. Além de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Eletrobras Distribuição Piauí, que irão falar sobre a atual conjuntura a nível de estado, trazendo números atualizados a respeito da quantidade de sistemas solar que temos no Piauí", relata.
 
Jurandir
Jurandir Picanço Júnior, representante da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar)
 
O representante da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), Jurandir Picanço Júnior, relata o crescimento do uso desse tipo de energia. "A energia solar no mundo todo está tendo um crescimento exponencial resultante dos avanços tecnológicos que permitiram se explorar essa forma de energia de maneira economicamente viável. E o Piauí, posso dizer, é o centro brasileiro da energia solar, porque o estado se encontra na área de maior incidência de energia solar país", pontua.
 
Chigueru Tibe
Prof. Dr. Chigueru Tiba, da Universidade Federal de Pernambuco
 
O Prof. Dr. Chigueru Tiba, da Universidade Federal de Pernambuco, considera o Piauí como o estado mais favorável para a geração de energia solar do Brasil. "O Piauí é um estado privilegiado pelo vento e, agora, será um dos estados mais privilegiados pelo ponto de vista do recurso solar. É importante dizer que o estado possui esse recurso, mas precisa ter isso mapeado e quantificado, para poder ofertar às empresas que queiram fazer grandes instalações. Esse será um diferencial qualitativo do Estado", pontua.
 
Confira a programação completa do evento.
Fim do conteúdo da página