Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Início do Colóquio "Em defesa do SUS, da vida e do Brasil”

Início do Colóquio "Em defesa do SUS, da vida e do Brasil”

Teve início nessa terça-feira (28), o Colóquio "Em defesa do SUS, da vida e do Brasil”. A manifestação em nível estadual é organizada pelo Núcleo de Estudo em Saúde Pública (NESP) e faz parte do movimento da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco). A mesa-redonda de abertura foi composta pelo Prof. Dr. Carlo Henrique Goreti Zanetti – UNB, Dr. Florentino Neto – SESAPI, Dr. Sílvio Mendes - FMS/PMT, tratando da Conjuntura do SUS contemporâneo: Brasil, Piauí e Teresina.

EM DEFESA DA UNA SUS (7).JPG

Prof. Dr. José Ivo dos Santos Pedrosa, representante da Abrasco em Teresina

“O NESP foi criado para ser um espaço de suporte ao SUS. Foi então que surgiram os primeiros cursos de planejamento estratégico, de formação de recursos humanos que auxiliavam os municípios a fazer conferências de saúde. Desde então, a NESP já possuía o compromisso de ser o lugar que articula academia e serviço”, explicou o Prof. Dr. José Ivo dos Santos Pedrosa, representante da Abrasco em Teresina.

A Vice-Reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir Nogueira, participou do evento e, na ocasião, destacou a importância da Universidade trazer esse tipo de dabate. “Nós não poderíamos estar de fora dessa discussão, em um momento tão complicado, tão difícil, dos cortes e da defesa das universidades. Recentemente, tivemos o resultado do relatório do Banco Mundial, que não traduz a nossa realidade. Nós temos alunos em vulnerabilidade social que vêm de classes mais baixas e ingressam em uma universidade pública de qualidade, portanto, nós estamos cumprindo o nosso propósito das cotas, pois essa também é a nossa missão, e a deste evento, que luta não só em defesa do SUS, mas também das instituições públicas de ensino com qualidade”.

EM DEFESA DA UNA SUS NADIR

Vice-Reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir Nogueira

A iniciativa marcha em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), reivindicando um melhoramento nas políticas de saúde do país. Segundo a Profa. Dra. Lúcia Vilarinho, da Comissão Organizadora do Colóquio, é importante que a comunidade universitária e a sociedade se organizem em defesa da saúde pública.

EM DEFESA DA UNA SUS (10).JPG

Profa. Dra. Lúcia Vilarinho, integrante da Comissão Organizadora do Colóquio

O evento faz parte da construção do Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, entidade que historicamente deu sustentação ao SUS. Durante o Colóquio serão ouvidos gestores, alunos e professores, para que possa ser elaborada uma posição que contribuirá diretamente com o fortalecimento do Sistema Único de Saúde no Congresso Nacional da Abrasco, em julho de 2018.

Confira o restante da programação:

TARDE (14h – 18h)

MESA-REDONDA: "AS PERSPECTIVAS DA ATENÇÃO MATERNO-INFANTIL EM REDE NO PIAUÍ: FIOS E DESAFIOS”.

TEMAS E EXPOSITORES:

O nascer e o morrer sob o olhar da vigilância em saúde - Profa. Dra. Carmem Viana Ramos - SESAPI/NOVAFAPI.

O ciclo gravídico-puerperal: tecendo a rede

Estratégia Saúde da Família: Enfermeira Ivanilda Sepúlveda Gomes - FMS/PMT

Atenção Especializada: Representantes MDER/SESAPI

Regulação da Saúde: Enfermeira Luciane Formiga - SESAPI