Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Abertura da IV Reunião Nordestina de Ciência do Solo

Abertura da IV Reunião Nordestina de Ciência do Solo

evento solo

Teve início nessa segunda-feira (27), a IV Reunião Nordestina de Ciência do Solo (IV RNCS), evento realizado pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), juntamente com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), a Embrapa Meio Norte, a Universidade Estadual do Piauí (UESPI), e em parceria com o setor privado. O evento, que segue até o dia 30 de novembro, e trabalha o tema “Uso sustentável do solo e segurança alimentar no nordeste brasileiro”, está sendo realizado no Blue Tree Towers Rio Poty.

evento solo mesa

Abertura do evento realizada nessa segunda-feira                Foto: Ascom/UESPI

A IV RNCS é um evento técnico científico e de inovação, promovido pela Sociedade Brasileira de Ciência do Solo por meio do Núcleo Regional Nordeste. Tem por objetivo apresentar novos conhecimentos técnico-científicos, práticas, processos e transferência de tecnologia ligados à conservação do solo, segurança alimentar e ambiental. Nesta edição, o evento conta com a presença de 500 participantes entre pesquisadores, professores e estudantes, além de 550 trabalhos inscritos.

Participam da solenidade de abertura, o diretor do Centro de Ciências Agrárias da UFPI, Prof. Dr. Paulo Ramalho; o chefe-geral da Embrapa Meio-Norte, Luis Fernando Leite; o coordenador científico da IV Reunião de Ciência do Solo, Enrique Antônio; a vice-reitora da Uespi, Profa. Dra. Bárbara Melo; o Pró-Reitor de Pesquisa do Instituto Federal de Educação do Piauí (IFPI), José Luiz Silva; e o presidente do Crea-PI, Paulo Oliveira.

evento solo plateia

Evento conta com a presença de 500 participantes            Foto: Ascom/UESPI

Teresina foi escolhida como o local de realização do evento, pois geograficamente é a única capital do Nordeste que está no interior, além do fato do Piauí ser um estado que apresenta em seu PIB grande participação da agropecuária. O Piauí tem como biomas  o Cerrado, a Caatinga, os Tabuleiros Costeiros e as regiões ecótones destes, todos presentes no Nordeste brasileiro.

A programação é composta por conferência, palestras, mesas-redondas, minicursos e apresentação de trabalhos científicos na forma oral e pôsteres. Está prevista também uma excursão pedológica (mini-RCC: Reunião de Correlação e Classificação).

Mais informações no site do evento.