O II Colóquio de Literatura Fantástica convida a comunidade acadêmica para a palestra de encerramento a ser proferida pelo Prof. Dr. Saulo Cunha de Serpa Brandão - Macunaíma: Realismo mágico e libertação, que ocorrerá hoje à tarde no auditório Noé Mendes (CCHL- UFPI), às 16h.
O evento teve início na manhã do dia 17 de dezembro e conta com a presença de aproximadamente 150 participantes entre alunos e professores. As atividades se pautam em seminários temáticos, minicursos, ciclos de palestra e comunicações que almejam a difusão e a discussão sobre a Literatura Fantástica e suas vertentes ficcionais no meio acadêmico, bem como a socialização das pesquisas realizadas nesta área.
Segundo Erimar Wanderson da Cunha Cruz, mestrando em Estudos Literários da UFPI, "o fantástico é um fenômeno artístico amplo, múltiplo e inerente à própria natureza particular da Literatura. O discurso do fantástico é um testemunho de provocação à realidade concreta, à possibilidade de representar acontecimentos que parecem romper com a 'lógica' do que se pensa ser o real", explica.
Ele ressalta ainda que o fantástico é um chamamento para o fato de que a realidade não está conclusa e sempre demanda melhoras e aperfeiçoamentos, sendo uma ferramenta de questionamento e reflexão que jamais perdeu ou perderá sua atualidade. Por meio de um relato capaz de unir no ‘véu diáfano de fantasia': o tapete voador de Aladin, a terra iniciática de Macondo e o divino aroma de Gabriela Cravo e Canela; não se trata de uma fuga para um lugar fora do mundo, mas uma privilegiada oportunidade para reavaliar a ideia que fazemos do reino deste mundo", concluiu o mestrando.
O II Colóquio de Literatura Fantástica é uma realização do Núcleo de Literatura Digitalizada da UFPI - NUPLID, do Núcleo de Estudos Portugueses da UFPI - NEP e do Mestrado Acadêmico em Letras, com apoio da UFPI e da FAPEPI.
Confira fotos do evento: