Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Professores e alunos do Curso de Música fazem tributo ao maestro Emmanuel Coelho Maciel

camarata

Professores e alunos do Curso de Música da Universidade Federal do Piauí (UFPI) fazem um tributo in memoriam ao educador, maestro, músico, compositor, e regente Emmanuel Coelho Maciel, no dia 28 de novembro, no Auditório do Curso de Música. O Tributo faz parte das ações do Projeto Cultura no Campus.

Sobre o Tributo

As composições e história musical de Emmanuel Coelho Maciel são fundamentais para a cultura musical brasileira e, consequentemente, para o fortalecimento da identidade nacional e regional. A iniciativa tem o intuito de evitar que esse compositor e sua obra fiquem relegados ao passado, e pouco conhecidos dos educadores e estudantes de Música piauienses e brasileiros.

Emmanuel Coelho Maciel foi um educador musical diferenciado e pioneiro no ensino de cordas no Piauí. É autor de vários trabalhos de pesquisas no campo da música folclórica, além de ter organizado uma metodologia de ensino coletivo para orquestra de cordas e outra de iniciação ao violino. Em Teresina, fundou a Orquestra de Câmara, diversos corais, sendo um deles o Coral das Mil Vozes.

Ele veio para Teresina em 1976 e, em 1978, tornou-se professor do Curso de Música da UFPI. A partir de 1981, propôs a entidade que formasse uma camerata a fim de executar o que há de mais importante em nossa música brasileira. Como pesquisador do folclore brasileiro, resgatou as algumas melodias folclóricas que enaltecem a cultura de cada estado. E em 1998, resgatou por meio de uma pesquisa musicológica, o repertório de valsas do músico compositor piauiense Posidônio de Queiroz da cidade de Oeiras - PI. Emmanuel tem em seu currículo três prêmios nacionais de composição pelo Instituto Nacional de Música/Fundação Nacional de Artes.

O Tributo conta com o apoio das Pró-Reitorias de Extensão (PREX) e de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), Coordenadoria de Assuntos Culturais (CAC) e Coordenação do Curso de Música. A Coordenação Geral e a Direção Musical são do Prof. Cássio Martins.

Programação

09h – Emmanuel e a prática de repertório: excertos da coleção orquestra mirim. Local: auditório do Curso de Música. Direção Musical e Artística: Prof. Me. Cássio Henrique Ribeiro Martins. Convidada especial: Tirza Mirjam Vogel (viola).

14h – Emmanuel e o ensino-aprendizagem do repertório iniciante. Local: auditório do Curso de Música. Coordenador da atividade: Prof. ME. Cássio Henrique Ribeiro Martins. Colaboradora: Profa. Tirza Mirjam Vogel.

17h - Emmanuel maestro, educador, músico, arranjador, e compositor – Mesa-redonda e Palestra local: auditório do Curso de Música. Palestrante: Prof. Dr. João Berchmans de Carvalho Sobrinho. Coordenador da mesa: Prof. Me. Cássio Henrique Ribeiro Martins

18h - Emmanuel in concert – excertos da Coleção Saci Pererê e Coleção Orquestra Mirim. Local: auditório do Curso de Música. Grupo convidado: Camerata Prof. Emmanuel Coelho Maciel, direção musical e artística: Prof. Me. Cássio Henrique Ribeiro Martins. Convidada especial: Tirza Mirjam Vogel (viola).