Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Reitor da UFPI participa de debate no 41º CONAP

Reitor da UFPI participa de debate no 41º CONAP

WhatsApp Image 2017-11-25 at 20.16.21.jpeg

O Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e vice-presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES), Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes está na cidade de São Luís participando do 41º Conselho Nacional de Associações de Pós-Graduandos (CONAP). O evento acontece na cidade de São Luís no Maranhão e segue até este domingo (26).

WhatsApp Image 2017-11-25 at 20.16.16.jpeg

Durante a tarde deste sábado, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes participou da mesa de debate: Desafios da educação superior e da Ciência no Brasil e na América Latina, juntamente com Davi Telles - Secretário de Ciência e Tecnologia do Estado do Maranhão e Cinthya Carvalho - Conselheira da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Em sua fala, o Reitor Arimateia Dantas Lopes afirmou que o principal desafio é recuperar o financiamento pleno do Ensino Superior Público Gratuito e de Qualidade que está ameaçado pelos cortes e contingenciamentos de recursos nos orçamentos das universidades federais e nos órgãos de fomento à pesquisa.

Além disso, criticou os comentários equivocados feitos pela mídia sobre os dados citados no relatório do Banco Mundial lançado dia 21 de novembro sobre eficiência e equidade do gasto público no Brasil.

Durante seu pronunciamento, o vice-presidente da Andifes, José Arimateia Dantas Lopes recordou da publicação “Universidades Federais: Patrimônio da sociedade brasileira” produzida pela ANDIFES para destacar o sistema público de universidades federais no país.

WhatsApp Image 2017-11-25 at 20.16.20.jpeg

Sobre o CONAP

O CONAP é fórum constituído pelas entidades associadas devidamente filiadas a ANPG, tendo cada entidade o direito a um voto e que se acontece em caráter ordinário pelo menos uma vez a cada gestão da ANPG, em anos contrários ao Congresso Nacional de Pós-Graduandos. São consideradas entidades filiadas à ANPG as entidades integrantes do movimento nacional de pós-graduandos, sendo as Associações de Pós-Graduandos (APGs) representativas de universidades, campus, Institutos de Pesquisa ou programas de pós-graduação, as Federações ou Associações Estudantis de área.

O 41 ª CONAP tem como tema “Pós-graduandos em defesa da Ciência e do Brasil! Pugnar pela democracia, superar a crise e conquistar direitos”. No fórum são debatidas e definidas as campanhas e pautas da ANPG além de informes, revisão do documento de direitos e deveres dos pós-graduandos, elaboração de propostas para alteração do estatuto da ANPG, apresentação do relatório político e financeiro da atual gestão da ANPG, substituições na diretoria gestão 2016/2018 e a convocação do 26º Congresso Nacional de Pós-Graduandos (CNPG) e outros assuntos.