Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Estudantes do Curso de Enfermagem e importância da prática na graduação

Estudantes do Curso de Enfermagem e importância da prática na graduação

WhatsApp Image 2017-11-24 at 18.02.41.jpeg

Durante o percurso acadêmico o estudante se depara com uma avalanche de conhecimento teórico que por muitas vezes por não vivenciar situações reais terminam com dificuldades de relacionar teoria e prática, por isso integrar o aluno em experiências cotidianas é essencial para a formação profissional em qualquer curso de graduação e importante formação integral do aluno, uma vez que, ele conhece os cenários de práticas, onde futuramente irá desenvolver experiência de estágio.

Pensando em oferecer aos acadêmicos do primeiro período do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí (UFPI), um ambiente favorável para trocas de experiências, além de pensar o desenvolvimento profissional do enfermeiro, ampliar as discussões referentes ao ensino e à aprendizagem e explicitar as relações entre pensar as questões teóricas e a experiência prática, que a disciplina Introdução ao Curso de Enfermagem, ministrada pela profa. Dr. Patrícia Maria Gomes de Carvalho, realizou nos dias 21 e 24, visitas técnicas em hospitais estaduais e municipais de Teresina.

WhatsApp Image 2017-11-24 at 19.48.18.jpeg

Os alunos foram divididos em grupos para visitar os hospitais: Dona Evangelina Rosa, referência em maternidade no Estado e serve como campo de prática para os alunos da disciplinas: Saúde da Mulher e estágio curricular; o Hospital Municipal do Satélite que é um hospital de bairro e atende um fluxo muito grande de pessoas da região leste e zona rural; o Hospital Getúlio Vargas que é referência histórica para a saúde pública do Piauí, por ser um hospital de alta complexidade;  visita ao hospital privado do Grupo Unimed, Hospital Unimed Adulto;  o Hospital Universitário (HU-UFPI), que é o maior campo de prática e o Hospital Areolino de Abreu, que trabalha no atendimento aos pacientes vítimas de transtornos mentais de alta gravidade.

WhatsApp Image 2017-11-24 at 23.27.10.jpeg

“Esse primeiro contato é muito importante para que podemos ter a noção de como é a realidade de um ambiente hospitalar”, diz Vanessa Soares Rocha da Silva

Edson de Lima Brito complementa que, a visita técnica permite ter o primeiro contato com a instituição de saúde como futuros profissionais da saúde. “Até então, só conhecíamos essas instituições como pacientes. Na unidade hospitalar conhecemos a infraestrutura do hospital, vendo a peculiaridade de cada sala, cada ambiente e de cada profissional. Então como acadêmico iniciante do curso de Enfermagem, esse momento foi bastante proveitoso, por nos proporcionar uma familiarização com o ambiente hospitalar, conhecendo assim, um dos nossos possíveis locais de trabalho, futuramente”, explica Edison.

WhatsApp Image 2017-11-24 at 19.47.39 (1).jpeg

A profa. Dr. Patrícia Maria Gomes de Carvalho explica que a atividade surgiu junto ao núcleo docente estruturante, “Nós discutimos a evasão dos alunos. Muitos alunos já evadem no primeiro período. Hoje, os alunos entram nos cursos sem saber muito que querem, não conhecem sobre a profissão, abandonam o curso, procuram outros cursos ou não se identificam. O curso de Enfermagem, especificamente, é um curso teórico-prático, mas as práticas acontecem com um fluxo maior a partir do quarto período. Então, se deixamos o aluno muito tempo sem essa vivência, sem conhecer os cenários de prática, isso faz com que estes não se identifiquem pelo curso”, diz.

WhatsApp Image 2017-11-24 at 19.45.28 (1).jpeg

“Quanto mais precoce possível pudermos colocar esses alunos em vivência e aproximá-los à futura prática profissional, ajudaremos  a fortalecer a escolha que esses alunos fizeram com relação a profissão, ´pois  eles vão conhecer mais seus cenários de prática, os campos de atuação e conseguir se identificar um pouco mais com a profissão que escolheram”, explica a professora.

WhatsApp Image 2017-11-24 at 19.45.29 (1).jpeg

A estudante Iaciara Silva Costa disse que a atividade é importante para que o estudante descubra seu potencial. “A visita é revelante, no que diz respeito ao conhecimento do campo de trabalho para os futuros enfermeiros. Embora seja realizada no início do curso, a mesma desperta interesse maior pela área. Resultando em acadêmicos mais entusiasmados e, consequentemente em enfermeiros mais preparados”, explica.

Já, José Alberto Lima Carneiro tirou como aprendizado o valor, o amor e a competência dos profissionais que contribuíram informações e experiências que tiveram nos hospitais visitados. "Essas visitas de introdução ao curso nos hospitais foi de suma importância, pois tivemos a oportunidade de acompanhar de perto a vida de Enfermeiras em diferentes contextos e áreas de atuação. Além disso, foi um momento socialização essencial para o processo de adaptação de nossa futura carreira profissional, tendo como exemplo, a competência e o amor desses profissionais que partilharam conosco experiências incríveis no âmbito hospitalar", diz José Alberto.

“Do ponto de vista técnico, lógico que não tem aquele aprendizado do fazer, mas tem o aprendizado do conhecer, do vê outras experiências e ir se aproximando”, conclui a professora Patrícia.