Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Abertura do VII SEMEX e IV Mostra de Comunidades da UFPI

Abertura do VII SEMEX e IV Mostra de Comunidades da UFPI

DSC_0138.JPG

A solenidade de abertura do Seminário de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e da IV da Mostra de Comunidades - VII SEMEX –, promovido pela Pró-Reitoria de Extensão (PREX), já deu uma amostra de como a extensão e a cultura são fortes na Instituição. Sob a regência do professor e maestro Samuel Fagundes, mais de 70 músicos do Projeto de Extensão “Vozes do Campus/Coral da UFPI” apresentaram a Cantata Magnificat para dar as boas-vindas aos participantes do evento.

O evento foi realizado no Cine Teatro da UFPI, na noite dessa quarta-feira (22). A Vice-Reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir do Nascimento Nogueira, destacou que o SEMEX é um marco em termos de crescimento da extensão na Universidade. “A extensão cresceu muito em qualidade e interlocução com a sociedade. Hoje, os projetos estão articulados com as demandas da sociedade, estamos trabalhando nas diversas áreas: da medicina às ciências agrárias, passando pela música e artes de uma maneira geral. A extensão cresceu tanto que hoje temos que buscar recursos para financiar nossos projetos, que é a temática central desse evento, e não é só por causa da crise, é pela necessidade que temos hoje de financiar projetos cada vez mais arrojados e inseridos no contexto da sociedade. A UFPI comemora o VII SEMEX com o compromisso de apoiar todas as ações vinculadas aos projetos de extensão”, declarou.

DSC_0253 (1).JPG

Vice-Reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir do Nascimento Nogueira

Para a Pró-Reitora da PREX, Profa. Dra. Cleânia Sales e Silva, o evento é uma oportunidade de apresentar à sociedade os trabalhos desenvolvidos pela extensão junto às comunidades. “A nossa expectativa é que a comunidade conheça os trabalhos e reconheçam a importância da extensão como uma missão tão importante quanto as outras na Instituição. Que possamos repensar sobre o momento que estamos vivendo, sobre a própria questão da concepção do que é extensão e que, por meio dos debates sobre captação de recursos, possamos encontrar soluções diante dessa crise, buscar parcerias e trazer recursos para viabilizar a realização de projetos que terão impacto na realidade das pessoas, na formação do estudante e no fortalecimento da UFPI como uma instituição de ensino, pesquisa e extensão”, ressaltou.

DSC_0194 (1).JPG

Pró-Reitora da PREX, Profa. Dra. Cleânia Sales e Silva

A conferência de abertura “Políticas de Financiamento e Captação de Recursos no Âmbito da Extensão Universitária” foi feita pelo Prof. Dr. Daniel Pansarelli, Pró-Reitor da Universidade Federal do ABC e presidente do Fórum de Pró-Reitores de Extensão da Rede de Educação Profissional e Tecnológica (FORPROEX). Perguntado como as universidades podem se articular para superar esse momento de crise e captar recursos para investimento nos projetos de extensão, o professor respondeu que é possível seguir dois caminhos: “Um é a articulação interna da própria universidade, as pró-reitorias precisam dialogar mais, é preciso que, sobretudo, as pró-reitorias de ensino de graduação e de pós-graduação entendam melhor a extensão para que elas identifiquem como podem em parceria captar mais recursos, sejam governamentais, parcerias ou de outras naturezas. Além disso, o Fórum de Pró-Reitores de Extensão do Nordeste, que é um fórum muito bem organizado, tem um plano regional de extensão que acredito que os próprios pró-reitores poderiam dialogar no sentido de construir uma proposta regional de captação de recursos, trabalhando com o Banco do Nordeste, com a Caixa Econômica Federal, órgãos oficiais que têm pela sua própria natureza a obrigação de fazer investimento social. A pergunta é: por que esses órgãos não iriam querer fazer seu investimento social por meio das universidades, garantindo assim uma qualificação e, de certa maneira, até a valorização desse investimento, uma vez que se agrega a marca da universidade a essas ações? Eu trabalharia com essas duas perspectivas”, informou.

DSC_0163.JPG

Prof. Dr. Daniel Pansarelli, Pró-Reitor da Universidade Federal do ABC e presidente do FORPROEX

A mesa de abertura do VII SEMEX foi composta pela Vice-Reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir do Nascimento Nogueira; Pró-Reitora da PREX, Profa. Dra. Cleania de Sales Silva; Pró-Reitor de Políticas Estudantis da Universidade Estadual do Ceará, Prof. Dr. Emerson Mariano da Silva; Representante da Pró-Reitoria de Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, Profa. Vilani Vasconcelos; e o Assessor de Extensão da UFPI no Campus Ministro Reis Velloso, Severino Cavalcante Júnior.

DSC_0211 (1).JPG

A programação do evento vai até sexta-feira (24) com apresentação de trabalhos, diálogos, oficinas, palestra e conferência. As atividades acontecem no Cine Teatro, Rosa dos Ventos e salas de aula da UFPI. O encerramento terá a premiação dos 9 melhores trabalhos.

Confira a programação completa no site do evento.